O desembargador Gabriel Zefiro, presidente da Comissão de Regimento Interno do TJ-RJ, anunciou que acontecerá no próximo dia 25 a audiência pública sobre a proposta de Eleições Diretas no Judiciário Fluminense. A audiência será realizada na Sede Central da Amaerj, no Auditório Desembargador Renato de Lemos Maneschy (Antigo Palácio da Justiça). O evento é resultado do movimento dos juízes do Rio, que entregaram em maio um requerimento com 581 assinaturas pleiteando democratização interna do Tribunal.
Requerimento
Em 29 de maio, os juízes do Rio de Janeiro pediram Diretas Já no TJ-RJ. A magistratura fluminense unida entregou um requerimento com 581 assinaturas pleiteando a alteração do Regimento Interno do Tribunal para que todos os juízes do Estado possam votar para os cargos da Administração do Tribunal. O presidente do TJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, recebeu o documento e depois encaminhou à Comissão de Regimento Interno.
Juízes do Rio de Janeiro pediram Diretas Já no Judiciário Fluminense, em maio, no Tribunal Pleno
Na ocasião, o presidente do TJ-RJ afirmou que o novo processo eleitoral poderá levar a um aumento da legitimidade das atividades do tribunal, em que as decisões seriam de todos os magistrados. “Essa foi uma reunião histórica, o início de um debate absolutamente profícuo, de onde pode emergir um Judiciário mais forte, mais coeso, mais unido e com mais condições de cumprir a sua missão constitucional. A presença de desembargadores nesse Plenário mostra que não é uma questão de primeira contra segunda instância, é uma questão de todos. Não é uma questão de antagonismo e de luta de classes. É de fortalecer a instituição do Judiciário para que ele seja respeitado pela consecução de sua primordial função de guardar a Constituição e garantir os direitos fundamentais. Vou encaminhar o requerimento com os anexos e as assinaturas à Comissão de Regimento Interno, que será o primeiro órgão a examinar, depois deve receber outros pareceres, e inclusive chegar evidentemente ao exame do Tribunal Pleno”.
Diretas Já
A Câmara dos Deputados instalou, em 1º de junho, a Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional 187/2012, a PEC das Eleições Diretas no Judiciário. Em agosto, foi a vez da CCJ do Senado aprovar PEC 15/2012 que democratiza as eleições dos tribunais.
Em 17 de junho, a magistratura de Roraima registrou um dia histórico com a aprovação das eleições diretas para os dirigentes do Tribunal de Justiça do estado, de forma unânime. Até agora, outros dois tribunais adotaram as eleições diretas para seus cargos diretivos: o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT 1/RJ), desde outubro e dezembro passado, respectivamente.
Retrospectiva
31/03/2014
Eleições Diretas: Associações de todo Brasil se unem pela democracia interna do Judiciário
26/08/2014
AMB publica nota oficial sobre a votação das eleições diretas no TJ-RJ
Votação do Pleno do TJ-RJ é reconhecida como maior avanço pelas diretas no Judiciário
16/10/2014
TRT-ES institui eleições diretas para cargos de presidente e vice-presidente
05/12/2014
TRT/RJ aprova eleições diretas
09/03/2015
Ao ConJur, presidente do TJ-RJ afirma ser a favor das eleições diretas
28/05/2015
Magistrados reúnem-se com presidente da Câmara por eleições diretas
29/05/2015
DIRETAS TRIBUNAIS BRASILEIROS – Carta do Presidente da AMB
TJ-RJ acolhe requerimento dos juízes e examinará pleito por Eleições Diretas
18/06/2015
Roraima é o primeiro estado a aprovar eleições diretas para o Tribunal de Justiça
23/06/2015
Eleições Diretas: Juízes se reúnem com presidentes do Tribunal e da Comissão de Regimento Interno
01/07/2015
Instalada Comissão Especial para analisar PEC das Diretas no Judiciário
Três deputados do Rio compõem Comissão Especial da PEC das Diretas no Judiciário
19/08/2015
CCJ do Senado aprova PEC das Eleições Diretas
08/09/2015
Discussão sobre eleições diretas avança na Câmara dos Deputados
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj