domingo, 17 de novembro de 2019

Quem Somos

A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) surgiu em 1991, a partir da fusão da Associação dos Magistrados Fluminenses (AMF) com a Associação dos Magistrados do Estado da Guanabara (AMAEG).

As entidades precursoras atuavam desde os anos 50 do século passado. A AMF foi fundada em 7 de junho de 1954. A AMAEG, em 1º de junho de 1958, com o nome de Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMADF). À época, o Rio de Janeiro era a capital brasileira.

A fusão entre os antigos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro aconteceu em março de 1975. Dezesseis anos depois as instituições representativas das magistraturas estaduais decidiram unir-se em uma só associação.

A então recém-criada AMAERJ manteve a prioritária atribuição associativa das pioneiras antecessoras: trabalhar, de modo árduo e ininterrupto, pela valorização da carreira da magistratura e por melhorias nas condições de trabalho da categoria.

Em 2016, a magistrada Renata Gil de Alcantara Videira tornou-se, escolhida pelo voto dos colegas associados, a primeira mulher eleita para a presidência da AMAERJ.

Reeleita em 2017 para o biênio 2018-2019, Renata Gil cumpre seu segundo mandato consecutivo, com o compromisso firmado de atuar em defesa dos interesses dos magistrados e do Judiciário, não só nos limites do Estado do Rio de Janeiro, mas, também, em âmbito nacional.