Destaques da Home 2 | 05 de abril de 2021 10:00

Revista Fórum: Pandemia prejudica planejamento esportivo de associações para 2021

Atletismo integra as ‘olimpíadas’ da Magistratura brasileira | Arquivo/AMB

Magistrados esportistas têm dificuldades para se exercitarem

Por Matheus Salomão

Com um cenário incerto em relação ao fim da pandemia e à vacinação da população brasileira, 2021, como foi 2020, não terá competições esportivas promovidas pela AMAERJ e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Mesmo com o início da vacinação no país, no último dia 17 de fevereiro, o planejamento esportivo das associações está comprometido pela preocupação das entidades com a saúde de seus associados.

Em 2020, a crise na área da saúde provocada pela pandemia do novo coronavírus resultou em cancelamentos e adiamentos de diversas atividades esportivas.

Leia também: ‘Não admito a prestação de um serviço ineficiente’, diz corregedor
Figueira diz que gestão será marcada por parceria com os magistrados

O Museu tá on

Competições como os 9º Jogos Nacionais da Magistratura não aconteceram no último ano. O tão aguardado evento multiesportivo dos magistrados foi cancelado pelo Conselho Executivo da AMB, em cumprimento ao Estatuto da entidade.

Para 2021, com a vacinação e a tão ansiada adaptação ao novo normal, a esperança de retomada dos eventos esportivos poderia existir, mas, a onda crescente do vírus no país impede a programação de atividades coletivas até o final do ano.

Acerca da programação da AMB para 2021, o diretor de Esportes, Marcus Vinicius Gouvêa Quintas, contou que “em fevereiro, o Conselho Executivo da AMB decidiu que, em razão da pandemia e ainda da falta de previsão do término da vacinação, nada seria marcado”.

“Seria temerário realizar alguma programação, assumir compromissos e despesas quando ainda há o risco de elas não poderem ser realizadas. Isso acarretaria um grande prejuízo para entidade e associados”, acrescentou.

De acordo com Quintas, “a diretoria entendeu que seria mais prudente não marcar nada por enquanto”. A decisão do Conselho Executivo foi submetida ao Conselho de Representantes (integrado pelos presidentes das associações filiadas à AMB), cujos dirigentes a referendaram.

O diretor de Desportos da AMAERJ, juiz Ricardo Coimbra da Silva Starling Barcellos, da 6ª Vara Cível de Duque de Caxias (cidade no Grande Rio), considera que as competições esportivas de magistrados da AMB e da AMAERJ são uma “importante forma de incentivo ao convívio associativo de maneira saudável”, mas que, em razão da pandemia, “estão suspensas por tempo indeterminado como medida de proteção aos associados”.

Juiz Ricardo Starling, diretor da AMAERJ | Foto: Matheus Salomão

O juiz ressaltou a dificuldade que o isolamento trouxe para a realização de eventos esportivos, mas destaca a importância de o magistrado manter a prática da atividade física mesmo que de forma individual.

“Tem sido muito difícil lidar com essa pandemia. Os riscos impuseram distanciamento social e, em muitos casos, a paralisação das atividades físicas, tão importantes para a saúde, inclusive mental. Para quem parou, a dica é não esperar a disposição voltar para recomeçar a se exercitar. Primeiramente é preciso retomar as atividades e continuar, porque a disposição segue a ação”, disse.

Starling Barcellos prevê que as competições de magistrados retornarão em algum momento, quando houver segurança para a população e, em consequência, para todos os associados.

“Com o início da vacinação, surge a esperança de retomá-las em breve. Parece que já é hora de recomeçar ou intensificar a prática de atividades físicas e esportivas, desde que com segurança, seja para lidar melhor com as imposições da pandemia, seja para se preparar para as futuras competições promovidas por nossas associações, seja para manter a saúde a fim de encarar os desafios da profissão.”

“Não existe fórmula mágica. A receita é encarar o desafio”, concluiu o diretor de Desportos da AMAERJ.

Confira aqui a revista completa.

Time de futebol da AMAERJ | Arquivo/Matheus Salomão