AMAERJ | 05 de fevereiro de 2024 22:20

‘Renovo o compromisso de lutar pelas garantias da Magistratura com diálogo e união’, diz presidente Eunice Haddad

Magistrada há 22 anos, a juíza Eunice Haddad tomou posse como presidente da AMAERJ para o biênio 2024-2025, nesta segunda-feira (5), em solenidade que reuniu cerca de 250 pessoas no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do Tribunal de Justiça (TJ-RJ). Ao discursar, a magistrada ressaltou que “valorizar a carreira da Magistratura é fortalecer o Poder Judiciário”.

Presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ, a desembargadora Katya Monnerat deu posse à presidente da Associação. Reeleita, a juíza Eunice Haddad se disse honrada em presidir a AMAERJ e relembrou conquistas da última gestão.

“Há dois anos, assumi o compromisso de lutar pelas garantias da Magistratura, sempre com diálogo e união de forças. E assim foi feito. Em um período de muito trabalho na defesa da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, foi graças à interlocução associativa que obtivemos importantes conquistas. Propostos pela AMAERJ, a unificação das Entrâncias Comum e Especial e a criação do Programa de Residência Jurídica no Tribunal de Justiça foram aprovados pelos três Poderes do Estado.”

Os magistrados fluminenses foram enaltecidos pela presidente da AMAERJ.

“Sei da responsabilidade que é representar a Magistratura do Rio, exemplo para todo o país. Os abnegados magistrados fluminenses merecem todas as congratulações pelo trabalho dedicado, hábil e exitoso na prestação jurisdicional em todo o Estado. O trabalho árduo e de alta qualidade da Magistratura do nosso Estado é anualmente reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça como o mais produtivo entre os tribunais de grande porte do país”, disse.

“Segundo o Relatório Justiça em Números, do CNJ, os juízes do Rio têm também a maior carga de trabalho do Brasil, com aproximadamente 14 mil processos para cada magistrado julgar. O excesso de judicialização torna quase que humanamente impossível suportar tamanha carga de trabalho. É fundamental reconhecer e parabenizar os magistrados, incansáveis na luta para levar a justiça para toda a população do Estado.”

A magistrada citou a atuação associativa no Parlamento em defesa da classe.

“Seguiremos em permanente mobilização no Legislativo pela fundamental aprovação da Proposta de Emenda à Constituição de Valorização por Tempo da Magistratura, a VTM, e também para evitar retrocessos em outras pautas. Nossa luta é por um Poder Judiciário independente e com autonomia e uma Magistratura valorizada. Lembremos sempre que não há democracia sem Justiça. Valorizar a carreira da Magistratura é fortalecer o Poder Judiciário, pilar do Estado Democrático de Direito”, destacou.

A juíza Eunice Haddad agradeceu a confiança e o apoio dos colegas. “A nossa chapa ser reeleita com 141 votos a mais do que na última votação, com recorde histórico associativo do percentual de votos, demonstra a expressiva aprovação ao nosso trabalho. Participação e transparência. Essas são as duas palavras que definem a nossa recondução à frente da AMAERJ.”

A presidente afirmou que a responsabilidade no novo biênio é maior, “mas a Diretoria atuará diuturnamente em defesa da classe de forma coletiva e individual”. “Na nossa gestão, os associados têm representatividade e voz. Podem contar conosco até o último dia do nosso mandato.”

“Por fim, renovo o compromisso de lutar pelas garantias da Magistratura, com diálogo e união. O trabalho é árduo, mas a Diretoria envidará esforços para trabalhar de forma cada vez mais ágil e firme. A AMAERJ está aberta a todos e atuante na defesa das prerrogativas dos magistrados e do Estado Democrático de Direito. Temos muito trabalho pela frente e juntos fortaleceremos ainda mais o Judiciário e a Magistratura. Assim é o associativismo. Unidos seremos cada vez mais fortes. Unidos vamos proteger a democracia, o Estado de Direito e o bem comum. Temos que nos unir para combater o bom combate.”

Trajetória

A juíza Eunice Haddad preside a AMAERJ desde 7 de fevereiro de 2022. Formada em Direito pela Universidade Candido Mendes (1998), ingressou na Magistratura em 2001. Atuou em diversos juízos do Fórum Central e Regional até dezembro de 2004, quando assumiu a titularidade da 1ª Vara de Maricá.

Promovida à juíza de Entrância Especial em novembro de 2008, atuou por quase cinco anos na 5ª Vara Cível de Niterói. Desde julho de 2013, é titular da 24ª Vara Cível da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Foi juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça em 2020. Na AMAERJ, atuou como 2ª secretária da Diretoria Executiva (2016/2017), secretária-geral (2018/2019) e secretária do Conselho Deliberativo e Fiscal (2020/2021). Atualmente é vice-presidente de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Confira aqui a íntegra do discurso de posse.

Leia também: AMAERJ tem novos vice-presidentes e diretores para o biênio 2024-2025
Autoridades desejam sucesso para a nova Diretoria da Associação
Representantes da AMB e de associações estaduais prestigiam a posse da AMAERJ