quarta, 20 de novembro de 2019

AMAERJ | 30 de outubro de 2019 14:48

Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’

Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Delicious Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Digg Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Facebook Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Google+ Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Link-a-Gogo Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on LinkedIn Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Pinterest Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on reddit Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on StumbleUpon Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Twitter Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Add to Bookmarks Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Email Share 'Projeto Colabora é finalista do Prêmio com série ‘Sem direitos’' on Print Friendly Whatsapp
Reportagem entrevistou Pedro Leôncio, 87 anos, analfabeto | Foto: Reprodução/ YouTube

Dois terços da população brasileira não têm acesso a direitos assegurados por lei: moradia, proteção social, comunicação, educação e saneamento. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 64,9% dos brasileiros com domicílio são socialmente excluídos, e a situação mais preocupante é a de idosos e de mulheres negras. A série de sete reportagens “Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”, do Projeto Colabora, é finalista do 8º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

A primeira reportagem apresenta o panorama da situação no Brasil. As demais contam, a partir da realidade de famílias ou indivíduos, como é viver sem a garantia de um direito. A série partiu da pesquisa Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE, de 2017 e 2018, que aponta a Região Norte como a que tem a maior quantidade de brasileiros sem direitos (91,7%). O Rio de Janeiro, um dos estados com menos pessoas sem direitos (52,3%), é representado por Pedro Leôncio de Sousa. O morador de 87 anos da Rocinha, na Zona Sul do Rio, é analfabeto. Leia aqui a série de reportagens.

Finalistas de Reportagens Jornalísticas:

Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil
Autores: Adriana Barsotti, Catarina Barbosa, Edu Carvalho e Carolina Moura
Veículo: Projeto Colabora

Brutalidade que os laudos não contam
Autor: Caio Barreto Briso
Veículo: Revista Piauí

A Besta
Autores: Henrique Beirangê e coautores
Veículo: RecordTV

A invasão
Autor: Rafael Soares
Veículo: Jornal Extra

A lama que queima: compradora de minério da Vale faz vítimas no interior do Maranhão
Autora: Thais Lazzeri
Veículo: ONG Repórter Brasil

Confira aqui todos os finalistas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, em 2 de dezembro, às 18h, no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

Leia também: Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli
Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio
‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli
Com ‘A lama que queima’, Repórter Brasil é finalista do Patrícia Acioli
Conheça os finalistas do 8º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar!