quarta, 20 de novembro de 2019

AMAERJ | 24 de outubro de 2019 16:05

‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli

Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Delicious Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Digg Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Facebook Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Google+ Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Link-a-Gogo Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on LinkedIn Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Pinterest Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on reddit Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on StumbleUpon Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Twitter Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Add to Bookmarks Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Email Share '‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Print Friendly Whatsapp
No trem de carga ‘A Besta’, imigrantes se arriscam para chegar aos EUA | Foto: Reprodução/ RecordTV

Na rota da migração clandestina aos Estados Unidos, o perigo está nos trilhos do trem conhecido como “A Besta”. Imigrantes em busca da concretização do sonho de uma vida melhor sobem no trem de carga que percorre o México e os deixa próximos à fronteira. Segundo o Instituto Nacional de Migração do país, 150 mil pessoas sobem no trem por ano – 1.300 morrem ou são mutiladas. A reportagem, da RecordTV, é finalista do 8º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

Os jornalistas da emissora subiram no trem na cidade de Arriaga, e desceram em Ixtepec, onde a linha ferroviária se divide. Imigrantes solitários e famílias com crianças arriscam suas vidas em cima dos trens ou entre as composições. Além da morte, eles correm riscos de acidentes, assaltos, sequestros e assassinatos. Estatísticas apontam que, a cada três mulheres que pegam o trem, uma é estuprada. Veja aqui a reportagem.

Finalistas de Reportagens Jornalísticas:

Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil
Autores: Adriana Barsotti, Catarina Barbosa, Edu Carvalho e Carolina Moura
Veículo: Projeto Colabora

Brutalidade que os laudos não contam
Autor: Caio Barreto Briso
Veículo: Revista Piauí

A Besta
Autores: Henrique Beirangê e coautores
Veículo: RecordTV

A invasão
Autor: Rafael Soares
Veículo: Jornal Extra

A lama que queima: compradora de minério da Vale faz vítimas no interior do Maranhão
Autora: Thais Lazzeri
Veículo: ONG Repórter Brasil

Confira aqui todos os finalistas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, em 2 de dezembro, às 18h, no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

Leia também: Com ‘A lama que queima’, Repórter Brasil é finalista do Patrícia Acioli
Operadores do Direito homenagearão o ministro Barroso no TJ-RJ
Curso da EMERJ abordará crimes conexos aos eleitorais

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar!