quarta, 20 de novembro de 2019

AMAERJ | 25 de outubro de 2019 14:57

Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio

Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Delicious Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Digg Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Facebook Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Google+ Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Link-a-Gogo Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on LinkedIn Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Pinterest Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on reddit Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on StumbleUpon Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Twitter Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Add to Bookmarks Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Email Share 'Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio' on Print Friendly Whatsapp
Ilustração da reportagem da Revista Piauí | Ilustração: Isabela de Oliveira/ revista piauí

Cinco horas de incursão do Batalhão de Choque da PM-RJ nas três favelas do Complexo de Santa Teresa. O saldo de 15mortos foi o resultado da operação de 8 de fevereiro deste ano, a mais letal da década. A reportagem “Brutalidade que os laudos não contam”, da Revista Piauí, é finalista do 8º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

A reportagem partiu de dois vídeos gravados no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. As imagens mostram um corpo que, além das marcas de tiros de fuzil, está com os intestinos expostos. A evisceração não está descrita no laudo do IML. Outros pontos que chamam a atenção no caso são as versões contraditórias da Polícia e das famílias dos mortos e da Defensoria Pública; a rapidez na necropsia; e a ausência de depoimentos dos policiais envolvidos na operação. Leia aqui a reportagem completa.

Finalistas de Reportagens Jornalísticas:

Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil
Autores: Adriana Barsotti, Catarina Barbosa, Edu Carvalho e Carolina Moura
Veículo: Projeto Colabora

Brutalidade que os laudos não contam
Autor: Caio Barreto Briso
Veículo: Revista Piauí

A Besta
Autores: Henrique Beirangê e coautores
Veículo: RecordTV

A invasão
Autor: Rafael Soares
Veículo: Jornal Extra

A lama que queima: compradora de minério da Vale faz vítimas no interior do Maranhão
Autora: Thais Lazzeri
Veículo: ONG Repórter Brasil

Confira aqui todos os finalistas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, em 2 de dezembro, às 18h, no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

Leia também: ‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli
Com ‘A lama que queima’, Repórter Brasil é finalista do Patrícia Acioli
Atuação associativa sobre a Lei do Abuso é o tema do Podcast

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar!