quarta, 20 de novembro de 2019

AMAERJ | 29 de outubro de 2019 15:51

Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli

Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Delicious Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Digg Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Facebook Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Google+ Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Link-a-Gogo Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on LinkedIn Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Pinterest Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on reddit Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on StumbleUpon Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Twitter Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Add to Bookmarks Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Email Share 'Série ‘A invasão’, do jornal Extra, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli' on Print Friendly Whatsapp
Primeira reportagem da série ‘A Invasão’ | Foto: Reprodução/ Jornal Extra

Desde o início de 2018, o terror foi incorporado à rotina dos moradores de Itaboraí, município na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Um grupo de milicianos se associou à polícia, retirou o poder do tráfico e se instalou em mais da metade do território. A série de cinco reportagens “A invasão”, do jornal Extra, é finalista do 8º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

As reportagens contam como opera o grupo paramilitar, liderado por um miliciano que fugiu de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, e que dominou sete bairros de Itaboraí. PMs do batalhão participam do esquema: eles são premiados ao entregar traficantes. Segundo relatos, os bandidos são torturados e mortos. Seus corpos são enterrados em cemitérios clandestinos. Segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública), de 2017 para 2018, o número de desaparecidos na cidade aumentou 113%. Além dos assassinatos de traficantes, os paramilitares matam inocentes, integram mulheres ao grupo e fazem acordos com bandos de áreas vizinhas. Leia aqui a série de reportagens.

Finalistas de Reportagens Jornalísticas:

Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil
Autores: Adriana Barsotti, Catarina Barbosa, Edu Carvalho e Carolina Moura
Veículo: Projeto Colabora

Brutalidade que os laudos não contam
Autor: Caio Barreto Briso
Veículo: Revista Piauí

A Besta
Autores: Henrique Beirangê e coautores
Veículo: RecordTV

A invasão
Autor: Rafael Soares
Veículo: Jornal Extra

A lama que queima: compradora de minério da Vale faz vítimas no interior do Maranhão
Autora: Thais Lazzeri
Veículo: ONG Repórter Brasil

Confira aqui todos os finalistas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, em 2 de dezembro, às 18h, no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

Leia também: Reportagem da Revista Piauí sobre matança é finalista do Prêmio
‘A Besta’, reportagem da RecordTV, é finalista do Prêmio Patrícia Acioli
Com ‘A lama que queima’, Repórter Brasil é finalista do Patrícia Acioli
Conheça os finalistas do 8º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar!