AMAERJ | 20 de março de 2023 15:05

Juristur promove visita de estudantes de São Gonçalo ao Tribunal

O programa “Juristur — Conhecendo o Judiciário” recebeu, nesta segunda-feira (20), estudantes do ensino médio do Centro Educacional Pericar, de São Gonçalo (cidade na Região Metropolitana do Rio). O grupo foi recepcionado pelo juiz aposentado Joel Pereira dos Santos, coordenador do Juristur, e pela juíza Rosana Albuquerque França, 2ª secretária da AMAERJ. 

Os magistrados conversaram com os estudantes no auditório Desembargador Renato de Lemos Maneschy. Pereira dos Santos explicou a organização judiciária e relembrou processos históricos julgados pelo TJ-RJ.

Integrante da diretoria executiva da Associação, a juíza Rosana Albuquerque representou a presidente Eunice Haddad no encontro. A magistrada contou um pouco de sua trajetória, sobre a atuação do juiz e deu boas-vindas ao alunos.

“Em nome da AMAERJ, é um prazer recebê-los na nossa casa. A casa da Justiça está sempre com as portas aberta para o público”, disse. 

Os alunos conhecem as dependências do TJ-RJ, como o Museu da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos, o 1º Tribunal do Júri, a biblioteca do Tribunal e os plenários do Órgão Especial e do Tribunal Pleno.

O Juristur é uma iniciativa da AMAERJ. Foi criado em 1996 com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes. O programa oferece a oportunidade de os alunos conhecerem de perto o Fórum, o funcionamento e a estrutura dos órgãos do Poder Judiciário fluminense, contribuindo de forma eficaz para a sua formação acadêmica.

Leia também: Presidente da AMAERJ participa de reunião do corregedor com juízes da Baixada
Em seminário no TCE-RJ, magistrados destacam a importância da Ouvidoria
Corregedor Marcus Henrique Basílio ouve magistrados do 13º Núcleo Regional