Notícias | 17 de março de 2023 15:59

Em seminário no TCE-RJ, magistrados destacam a importância da Ouvidoria

No Dia Nacional do Ouvidor, celebrado nesta quinta-feira (16), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) realizou o seminário “A Ouvidoria Pública como ferramenta de participação social”. Estiveram no encontro o desembargador aposentado Sergio Cavalieri Filho, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e atual procurador-geral do TCE, e a juíza Juliana Kalichsztein, ouvidora-geral do TJ-RJ.

O desembargador lembrou que as Ouvidorias surgiram no setor privado, em decorrência dos instrumentos de direitos do consumidor. Para ele, as Ouvidorias são importantes ferramentas.

“Para conquistar a confiança do público, é preciso mostrar o trabalho que desenvolvemos, o que é possibilitado pela transparência e informação. Para a administração, as Ouvidorias trazem um panorama da real situação e permitem ao gestor planejar corretamente seu trabalho”, ressaltou Cavalieri Filho.

Juliana Kalichsztein foi a moderadora do painel “A integração da participação social através da Lei de Acesso à Informação”, com palestra da secretária de Ouvidoria e Segurança da Informação do Tribunal de Contas da União (TCU), Mônica Cotrim Chaves.

A magistrada do TJ-RJ exaltou o Dia do Ouvidor. “Parabéns para todos nós, para a população que tem voz dentro dos nossos órgãos, que nos ajuda a melhorar os serviços. É o dia da cidadania, da democracia.”

Leia também: Corregedor Marcus Henrique Basílio ouve magistrados do 13º Núcleo Regional
Associados festejam aniversário em confraternização da AMAERJ
Semana da Primeira Infância acontecerá de 21 a 23 deste mês