Notícias | 06 de fevereiro de 2012 18:22

Democracia e planejamento estratégico marcam discurso de posse do novo presidente da Amaerj

Uma Justiça mais democrática internamente, com mais planejamento estratégico e, sobretudo, tendo como protagonista uma magistratura entusiasmada com a sua carreira. Estes foram alguns dos desejos expressos pelo novo presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Cláudio dell´Orto, em seu discurso de posse, nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, em cerimônia que reuniu diversos representantes da magistratura e do Judiciário e Legislativo nacionais. O evento, iniciado às 11h e encerrado às 14h, aconteceu no auditório des. Antonio Carlos Amorim, da Escola da Magistratura (Emerj), no 4º andar do Tribunal de Justiça do Rio.

Leia a íntegra dos discursos de posse do presidente Cláudio dell´Orto e de despedida do ex-presidente Antonio Cesar Siqueira.

Em um pronunciamento marcado pelo entusiasmo no futuro e por uma defesa apaixonada do Estado Democrático de Direito e da importância do Judiciário, o novo presidente da Amaerj abordou o momento atual. “Os milhões de conflitos que o povo brasileiro submete à solução do Poder Judiciário revelam, conforme afirmado pelo presidente do STF na abertura do Ano Judiciário, a confiança depositada na decisão judicial”.

| Galeria de Fotos

Ainda de acordo com o desembargador, o Tribunal de Justiça deve investir em uma modernização que vá além da digitalização de processos. “A Justiça precisa voltar os olhos para as ações coletivas”, defendeu ele, que criticou o que chamou de “manuseio abusivo de ações individuais”. O novo presidente enfatizou, também, que pretende dirigir a Amaerj de mãos dadas com sua diretoria. “Os elos da corrente isoladamente são frágeis e inúteis. Todos devem cumprir seu papel integrador para que a corrente seja forte e, portanto, eficiente”, resumiu.

“Com os olhos voltados para o futuro e colhendo a experiência adquirida nestes 28 anos como profissional do Direito renovo, neste momento, o compromisso de toda a Magistratura de cumprir e fazer cumprir as Leis e a Constituição. A vida é um complexo sistema em constante mutação e construção. Tudo se transforma a cada instante, portanto devemos manter o permanente entusiasmo para renovar e multiplicar as forças que nos impulsionam”, afirmou o novo presidente da Amaerj, que marcou suas palavras por uma análise, com viés filosófico, da missão do magistrado na sociedade. “É bom sempre lembramos porque estamos aqui”, completou.

Presenças

Compuseram a mesa da cerimônia, também, o desembargador Antonio Cesar Siqueira, ex-presidente da Amaerj, o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, presidente do TJ-RJ, o ministro do STJ, Herman Benjamin, o deputado federal Alessandro Molon (PT), a desembargadora Leila Mariano, diretora da EMERJ, o subprocurador Geral de Justiça de Planejamento Institucional, Carlos Roberto de Castro Jatahy, representando o Procurador Geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes; o ministro do STF Luiz Octávio Gallotti, e o desembargador Nelson Calandra, presidente da AMB.

Autoridades falam de suas expectativas para a gestão do presidente Cláudio dell´Orto

A seguir, as demais autoridades presentes:

Des. Maria Helena Cisne – Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região

Des. Antonio José Azevedo Pinto – Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Des. Nascimento Póvoas Vaz – 2º vice-presidente do TJ-RJ

Des. Marcus Faver – Colégio Permanente de Presidentes de Tribunal de Justiça do Brasil

Des. Nelson Tomaz Braga – Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, representando a presidente do TRT da 1ª Região, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry

Laerte Accioli Redon – Capitão de Mar e Guerra, representando o comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Carlos Augusto de Souza

Des. Norma Suely Fonseca Quintes – Presidente da ABATERJ

Des. Thiago Ribas Filho – Ex-presidente do TJ-RJ

Des. Humberto de Mendonça Manes – Ex-presidente do TJ-RJ

Des. José Carlos Murta Ribeiro – Ex-presidente do TJ-RJ

Des. José Lucas Moreira Alves de Brito – Ex-corregedor geral da Justiça

Des. Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto – Coordenador da ENM, representando o diretor da ENM, Roberto Bacellar Portugal

Flavio Fenoglio Guimarães – Diretor de Interiorização da AMB

Des. Irineu Jorge Fava – 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, representando o presidente da Apamagis, desembargador Roque Antônio Mesquita de Oliveira

Juiz Eugênio Couto Terra – Vice-presidente da Ajuris

Juiz Pedro Ivens Simões de França – Presidente da Almagis

Des. Luis Eduardo Guimarães Rabelo – Presidente da ANDES

Maria Leonor Fragoso de Queiroz Carreira – Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro

Ana Paula Buonomo Machado – Presidente da Associação dos Procuradores do Município do Rio de Janeiro

Juíza Renata Gil – Vice-presidente da AMB

Katherine Spyrides – Representante da Vale do Rio Doce

Enéas da Silva Bueno – Diretor Financeiro da Rio Ônibus

Sérgio Guerra – Representante da Fundação Getúlio Vargas

José Carlos Arruda – Coordenador Geral do Sindjustiça

Juiz Antonio Sbano – Presidente da ANAMAGES

Juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima – Vice-presidente da ANAMAGES

Foto: Luis Henrique

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj