AMB | 30 de julho de 2021 12:13

Centro de Pesquisas da AMB cria site com acervo sobre a Magistratura

Capa do site

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou nesta quinta-feira (29) o site do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ). A nova plataforma reúne a produção acadêmica sobre temas relacionados à Magistratura brasileira e oferece um dispositivo de acessibilidade, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de textos para pessoas cegas.

Acesse aqui o site do CPJ. Maior acervo de dados da Magistratura do Brasil, o CPJ tornou-se órgão social permanente da entidade nacional da Magistratura em 2019. Diretor do Cento, o ministro Luis Felipe Salomão , do Superior Tribunal de Justiça (STJ), identifica no site a intenção de abrir diálogo com a sociedade sobre os assuntos mais importantes do Judiciário.

“Acredito que será de grande alcance. A criação desta plataforma digital vai conferir acesso às notícias do Centro e também à íntegra de todas as pesquisas já realizadas pela AMB, não só aos magistrados, mas, também, aos pesquisadores que pretendem expandir a produção acadêmica. Será um grande diálogo com a sociedade em torno destas relevantes pesquisas que já fizemos e que ainda faremos”, comentou o ministro.

A presidente da AMB, Renata Gil, disse que a criação do site do CPJ é uma conquista importante para os pesquisadores do Direito. “Nós estamos investindo em novas tecnologias para divulgarmos o grande acervo de pesquisas de alta qualidade sobre a Magistratura brasileira. A plataforma digital é o caminho que o Judiciário tem buscado para atender às urgências da sociedade, de forma inovadora e eficiente”, disse.

Leia também: ENM abre edital para artigos de magistrados em revista acadêmica
Justiça afasta das funções oficial dos Bombeiros que atropelou e matou ciclista no Recreio
Magistrados participam de webinar sobre as reformas política e eleitoral

No site, é possível conhecer dos estudos desenvolvidos desde 1996 até as últimas pesquisas coordenadas pelo órgão, além de acessar documentos, conferir as atualizações sobre o trabalho do CPJ, conhecer a estrutura organizacional do órgão e consultar dados de concursos.

Veja, no infográfico abaixo, todas as pesquisas do Acervo do CPJ.