A EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) receberá, em 7 de junho (sexta-feira), palestrantes de diferentes áreas para debater uma das grandes questões enfrentadas pelo Rio de Janeiro. “Milícia: um problema de segurança pública” será o centro do encontro, que ocorrerá das 9h30 às 13h.
Inscreva-se aqui. O evento é promovido pelo Fórum Permanente de Segurança Pública da Escola, presidido pelo desembargador Alcides da Fonseca Neto. Ele fará a abertura com o desembargador Luciano Silva Barreto e o coronel Íbis Pereira, da Polícia Militar do Estado do Rio.
Para o presidente do fórum, as milícias “se constituem na forma mais violenta de organização criminosa e se mantêm praticamente ‘invisíveis’ aos olhos do Poder Constituído e, desta forma, pouco a pouco ocupam vários territórios do Estado, espalham o terror, coagem e matam quem os confronta, e dominam as atividades econômicas dos territórios ocupados”.
Para Fonseca Neto, a importância de debater o tema se ampara na certeza de que “as milícias são muito mais do que uma organização armada paramilitar. Elas se transformaram num verdadeiro poder paralelo ao do Estado”.
Leia também: Renata Gil abordará poder decisório em palestra de curso da Enfam
Desembargador critica modificações na Justiça Eleitoral
Reforma da Previdência será debatida em encontro na AMAERJ
O evento terá palestras de Marcelo Freixo, deputado federal e membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados; José Claudio Alves, doutor em Sociologia pela USP (Universidade de São Paulo); Claudio Ferraz, delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro; Victoria Sulocki, professora de Processo Penal e Criminologia da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); e Flávia Oliveira, jornalista de Economia e Indicadores Sociais.
As inscrições gratuitas devem ser feitas exclusivamente pelo site da EMERJ. A palestra será realizada no auditório Desembargador Joaquim Antonio de Vizeu Penalva Santos (Rua Dom Manuel, 25, 2º andar – Centro do Rio). Para mais informações, entre em contato com o telefone (21) 3133-3369.