EMERJ | 25 de maio de 2021 11:46

Webinar sobre trabalho na pandemia de Covid abre novo fórum da EMERJ

Nesta quarta-feira (26), às 10h, a EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) fará a inauguração do Fórum de Saúde Pública e Acesso à Justiça com a live “O trabalho na pandemia”. Com transmissão por Zoom e Youtube, o webinar terá tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Participarão da abertura do encontro a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida; e a presidente do Fórum, juíza Renata de Lima Machado Rocha, mestre em Saúde e Direitos Humanos e doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz. Inscreva-se aqui.

“O evento abrangerá uma diversidade de situações dos trabalhadores brasileiros durante a pandemia de coronavírus e sua saúde, com apontamentos em torno das diferenças de gênero, de classe social, raça e de pessoa com deficiência física. Serão comentadas as dificuldades próprias do trabalho em home office e o acréscimo de trabalho doméstico que o isolamento social impôs, especialmente para as mulheres, bem como os desafios, que se tornaram ainda maiores, para as pessoas com deficiência”, destaca a juíza Renata de Lima Machado Rocha.

“O desemprego, que se fez acentuado na pandemia, também será destacado, assim como a necessidade de aceleração da vacinação como forma de reduzir, o quanto antes, os impactos do coronavirus no nosso trabalhador”, ressalta ainda a juíza.

Leia também: Justiça autoriza o grupo João Fortes contratar empréstimo de R$ 40 milhões
Série ‘AMAERJ 30 Anos’ traz o depoimento do ministro Luis Felipe Salomão
Cevij publica a logomarca da Campanha contra a Violência Infantil da AMAERJ

Em 2020, nos primeiros cinco meses da pandemia, o contingente de desempregados aumentou 33,1%, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No final de novembro passado, o número de desempregados subiu de 13.8 milhões para 14 milhões, um aumento de 2%. Em 2021, ano no qual dados oficiais apontam como o pior período da pandemia, o Brasil chegou na marca de 14,4 milhões de desempregados, ainda segundo o IBGE. O valor é recorde na série histórica, iniciada em 2012.

Fonte: EMERJ