AMAERJ | 24 de maio de 2021 13:00

Série ‘AMAERJ 30 Anos’ traz o depoimento do ministro Luis Felipe Salomão

A AMAERJ lança nesta segunda-feira (24) em seu site e nas redes sociais o segundo episódio da série “AMAERJ 30 Anos”, com entrevista do ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Gravado em Brasília no gabinete de Salomão no TSE, em 13 maio, o filme dura cerca de dez minutos. Presidente da AMAERJ no biênio 2002/2003, Salomão discorre sobre as prioridades de sua gestão à época, aponta as resistências enfrentadas e agradece à Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro a oportunidade de ter seu depoimento registrado e preservado à posteridade.

Leia também: Webinar debaterá impacto de novas MPs trabalhistas no Direito Cooperativo
Inscrição no Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli começará dentro de uma semana
AMB e Enfam farão pesquisa sobre a participação feminina na Magistratura

Acompanharam a entrevista os juízes Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e presidente da AMAERJ de 2016 a 2019; Felipe Gonçalves, presidente da AMAERJ; e Eunice Haddad, secretária do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ.

Nascido em Salvador (BA), Luis Felipe Salomão tem 58 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é pós-graduado em Direito Comercial. Ingressou na Magistratura fluminense em 1990. Na AMAERJ, atuou como secretário-geral no biênio 1996/97 e foi o sexto presidente da entidade.

Salomão foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 2004, função que exerceu até chegar ao STJ. No Tribunal da Cidadania, tomou posse como ministro em junho de 2008. Desde 2017, integra também o TSE.

Série

A AMAERJ lançou em 26 de abril o primeiro filme da série sobre as três décadas de sua fundação. No vídeo inaugural, o entrevistado foi o desembargador aposentado Thiago Ribas Filho, primeiro presidente da Associação (biênio 1992-1993).

A AMAERJ foi fundada em 29 de novembro de 1991, a partir da fusão da Associação dos Magistrados Fluminenses (AMF), criada em 1954 e sediada em Niterói, com a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMARJ), surgida em 1958.

Na série de filmes, postados ao longo deste ano, a história da AMAERJ vem sendo contada por seus protagonistas. Assista abaixo ao vídeo com o desembargador Thiago Ribas Filho: