AMAERJ | 18 de março de 2022 12:31

Wagner Cinelli lançará livro segunda-feira (21) na AMAERJ

Desembargador Wagner Cinelli | Foto: Brunno Dantas/TJ-RJ

A violência praticada por homens contra as companheiras e ex-companheiras é o tema do livro “Metendo a Colher”, escrito pelo desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A obra será lançada na segunda-feira (21), às 18h, no auditório da AMAERJ (Rua Dom Manuel, nº 29, 1º andar, Centro do Rio de Janeiro).

O livro também aborda a cultura machista. Ele reúne artigos sobre a violência de gênero publicados entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. A maioria dos textos é do próprio Wagner Cinelli, mas há contribuições dos jornalistas Zuenir Ventura, Melissa Duarte, Renata Izaal, Camille Pezzino e Paulo Alonso, além da artista Gabriela Zimmer, filha do desembargador.

O prefácio é assinado pela juíza Renata Gil, primeira mulher a presidir a AMAERJ (2016/2019) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (2020/2022).

O colunista Tom Farias, do jornal “Folha de S.Paulo”, destacou a importância de “Metendo a Colher”. “O livro do desembargador Wagner Cinelli se enquadra, pelo seu rico conteúdo, como um material indispensável para todos aqueles que visam realmente transformar esse país em uma verdadeira nação civilizada”, escreveu o jornalista na quarta-feira (16).

Magistrado desde 1992, Wagner Cinelli estudou desigualdade de gênero durante o mestrado na London School of Economics (LSE), no Reino Unido. O desembargador também é autor do livro “Sobre Ela: uma história de violência” e diretor do premiado curta-metragem de animação “Sobre Ela”, que trata da violência contra a mulher.

Leia também: Flexibilização da mediana seguirá até maio com novos percentuais de produtividade
Tribunal de Justiça abre inscrições para plantão no Sambódromo
Presidente da AMAERJ se reúne com magistrados aposentados