A posse de Renata Gil na presidência da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) repercutiu na imprensa nacional. A solenidade de posse, ocorrida na noite desta quarta-feira (11) no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília, foi tema de reportagens em telejornais da TV Globo e da RecordTV, e nos sites de notícia “G1”, “Estadão” e “ConJur”. Na quarta, foi publicada nota sobre a cerimônia na Coluna do Ancelmo, do jornal “O Globo”.
“A conformação constitucional da magistratura constitui verdadeira proteção à sociedade. Tais garantias consubstanciam o esteio de um Poder Judiciário forte e impermeável a pressões de ocasião. Lutaremos com toda firmeza para que não sejam atingidas por rompantes políticos não-republicanos. São cláusulas pétreas e, sendo o Congresso Nacional guardião da democracia, deve velar para que sejam preservadas”, destacou a presidente da entidade nacional no discurso de posse.
Junto aos integrantes da diretoria da entidade no triênio 2020/2022, a magistrada tomou posse em cerimônia que reuniu cerca de 500 pessoas – entre autoridades dos três Poderes, ministros dos tribunais superiores, magistrados de todo o país e demais profissionais do Direito brasileiro.
Confira abaixo as reportagens.
Leia também: Discurso de posse da presidente da AMB, Renata Gil
Em cerimônia prestigiada, Renata Gil toma posse como presidente da AMB
Mensagem de despedida da presidente Renata Gil