Destaques da Home 2 | 28 de junho de 2022 13:20

Tribunal Regional Eleitoral do Rio terá nova sede em 2023

Cláudio Castro e Elton Leme assinam termo de cessão | Foto: TRE-RJ

Abrigado há 27 anos em dois prédios emprestados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) terá uma nova sede em 2023. O presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, e o governador Cláudio Castro assinaram nesta segunda-feira (27), no Palácio Guanabara (sede administrativa do governo fluminense), o termo de cessão do prédio onde ficará a Corte.

A nova sede será instalada na Rua da Alfândega, no Centro do Rio. Segundo Elton Leme, o local deve começar a funcionar a partir de março.

“O que nos reúne aqui é o interesse público e o respeito ao bem comum. É essa convergência de pessoas com espírito público que possibilitou a viabilização de uma sede própria ao Tribunal, que será o Palácio da Cidadania”, afirmou o desembargador.

O governador destacou que a cessão do espaço é uma demonstração da “maturidade institucional” do convívio entre os três Poderes no Rio, onde há “diálogo respeitoso, com independência e harmonia”. “A Justiça Eleitoral é, sim, guardiã da democracia, responsável pela lisura e transparência das eleições. Melhorar a estrutura tem a intenção de fazer com que o TRE-RJ melhore ainda mais”, disse Cláudio Castro.

Também esteve presente o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), deputado André Ceciliano, que apoiou o projeto. “Cada Poder deve cumprir suas obrigações, convivendo com harmonia. O interesse público está acima de tudo e reconhecemos que, sem Justiça Eleitoral, não há democracia”, ressaltou Ceciliano.

Participaram da solenidade o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador João Ziraldo Maia, e o deputado estadual Max Lemos.

Foto: TRE-RJ

Leia também: Myriam Medeiros é homenageada pelos 30 anos de Magistratura
TJ-RJ abre editais de promoção a desembargador e de remoção
Novos juízes participam do treino do time de futebol da AMAERJ