Destaques da Home | 28 de junho de 2022 13:27

Myriam Medeiros é homenageada pelos 30 anos de Magistratura

Desembargadores José Carlos Maldonado e Myriam Medeiros | Foto: TJ-RJ

Magistrada desde 1992, a desembargadora Myriam Medeiros da Fonseca Costa se despediu do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ao se aposentar, ela recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense, nesta segunda-feira (27), na sessão do Órgão Especial.

A desembargadora Maria Augusta Vaz, que atuou com Myriam Medeiros por três anos na 4ª Câmara Cível, ressaltou a dedicação da homenageada.

“Ela teve uma atuação muito ativa no nosso Tribunal. A querida e ilustre colega cumpriu e exerceu a função a qual se dedicou na vida funcional. Para nós, foi uma honra tê-la como colega e, acima de tudo, no meu caso pessoal, como amiga, presente e sempre muito atenciosa. Desejamos tê-la sempre perto de nós, não se esqueça de nós. E que continue a ser muito feliz e exitosa em tudo que faça, pois sempre fará tudo com muita dedicação”, disse Maria Augusta.

O 1º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, que presidiu a sessão, destacou que Myriam Medeiros teve uma carreira brilhante.

“O destino me concedeu a honra de saudar, no exercício da presidência, a minha caríssima desembargadora Myriam Medeiros da Fonseca Costa. Não pretendo relatar o longo período de convivência que exercemos no nosso mister, mas apenas o tempo em que desfrutamos de uma relação de amizade plena, sem nos preocuparmos com as formalidades do nosso cargo. Tenho certeza de que a caríssima amiga vivenciou, com entusiasmo, cada dia dessa longa trajetória. Combateu um bom combate, não se deixou seduzir pela força do cargo e decidiu sempre com equilíbrio, bom senso, lealdade, inerentes ao cargo juiz.”

Ao discursar, Myriam Medeiros agradeceu a família e os colegas. “Nesses 30 anos, procurei cumprir o compromisso que assumi ao tomar posse em 1992 como juíza substituta da 1ª Região. De lá para cá, pelo caminho percorrido, ficou a bela lembrança de tudo que vivenciei nessa jornada de emoções gratificantes, sendo a principal delas a sensação de dever cumprido”, afirmou.

Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Myriam Medeiros da Fonseca Costa completará 75 anos na sexta-feira (1º). Com três décadas de dedicação à Magistratura fluminense, ela atuou como juíza regional, no interior e na capital, nas áreas criminal, cível, empresarial, de família e de órfãos e sucessões.

Desembargadora desde 2011, compôs a 25ª Câmara Cível e, posteriormente, a 4ª Câmara Cível. Myriam Medeiros participou de duas bancas examinadoras do Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira, inclusive a da última turma. Integrava, também, o Conselho da Magistratura.

Leia também: TJ-RJ abre editais de promoção a desembargador e de remoção
EMERJ celebra feminista Romy Medeiros com entrega de troféus
Tribunal Regional Eleitoral do Rio terá nova sede em 2023