Justiça Eleitoral | 16 de novembro de 2021 13:59

TRE-RJ inaugura retratos de Carlos Santos e Cláudio Brandão em galeria

Ex-presidentes do TRE-RJ Carlos Santos e Cláudio Brandão | Foto: TRE-RJ

Os desembargadores Carlos Santos de Oliveira e Cláudio Brandão de Oliveira tiveram seus retratos inaugurados na Galeria de Presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Magistrados prestigiaram a cerimônia realizada na quinta-feira (11).

O atual presidente do TRE, desembargador Claudio Dell’Orto, falou sobre a importância simbólica da galeria. “Trazemos para as paredes da Justiça Eleitoral fluminense esses relevantes registros, que contam histórias de defesa da justiça e do voto. Os agraciados são exemplos de homens que acreditam e lutam pela democracia”, afirmou.

Presidente da Corte de março a dezembro 2019, Carlos Santos relembrou sua atuação como mesário e presidente de mesa até se tornar juiz, quando assumiu a titularidade de diversos juízos eleitorais. “Eu encaro a vida como um eterno aprendizado e, com certeza, aprendi muito nessa Justiça especializada, desde o trato com as eleitoras e os eleitores em dias de votação até as tomadas de decisão como presidente do Tribunal”, disse.

O desembargador Cláudio Brandão esteve à frente da Justiça Eleitoral fluminense de dezembro de 2019 a março de 2021. “A minha história com a Justiça Eleitoral começou com o meu título eleitoral, pois sempre tive consciência do que aquele pedaço de papel representa. Tenho orgulho de ter contribuído para a defesa do processo democrático. Esse retrato representa o reconhecimento de um trabalho, agora eternizado”, ressaltou.

Foto: TRE-RJ

Ambos fizeram um agradecimento especial aos servidores do Tribunal. “O maior patrimônio da Justiça Eleitoral é o seu quadro de pessoal. Conseguimos fazer uma eleição difícil, no meio da pandemia, graças a esse corpo técnico de servidoras e servidores”, elogiou Brandão.

Carlos Santos destacou a dedicação e o empenho dos profissionais. “Fui muito bem recebido nesta Casa e contei com o apoio de servidoras e servidores, que sabem fazer uma eleição como ninguém”, ressaltou.

Estiveram presentes na solenidade os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Ricardo Rodrigues Cardozo, corregedor-geral da Justiça; Andréa Pachá, Caetano Fonseca Costa, Luciana Silva Barreto e Lúcia Regina Esteves de Magalhães; os desembargadores eleitorais Afonso Henrique Barbosa, Alessandra de Araújo Bilac e Kátia Valverde Junqueira; e os juízes Adriana Ramos de Melo e Luiz Márcio Pereira.

(Com informações do TRE-RJ)

Leia também: Magistrados competem na Maratona do Rio, com apoio da Mútua e da AMAERJ
Juiz do TJ-RJ fará palestra em congresso internacional da FGV-SP
‘Caminhada Negra’ da AMB encerra as inscrições nesta terça-feira (16)