Destaques da Home | 10 de dezembro de 2021 11:32

TJ-RJ firma convênio para ajudar na ressocialização de internos do Degase

Presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Figueira comanda a cerimônia | Foto: Evelyn Soares

O presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, acompanhou a solenidade de assinatura de protocolo de intenções que beneficiará jovens que cumprem medidas socioeducativas. O programa Jovem Aprendiz foi firmado entre o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o governo do Estado do Rio e duas associações ligadas ao comércio e à indústria.

Assinaram o protocolo o presidente do Tribunal, desembargador Henrique Figueira; o 2º vice-presidente, desembargador Marcus Basílio; os secretários de Estado de de Ciência e Tecnologia e Inovação, Sergio Luiz Azevedo Filho; Trabalho e Renda, Patrique Welber; e Educação, Alexandre Valle; o diretor do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), Victor Poubel; e os presidentes da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiroz, e da Rio Indústria (Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Sérgio Duarte.

Adolescentes com bom comportamento ns unidades do Degase serão selecionados para reavaliação em audiência na Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas, sob titularidade da juíza Lucia Glioche. Os selecionados atuarão em supermercados. Nesta primeira fase do projeto, 30 deles já serão inseridos no mercado de trabalho como jovens aprendizes.

Em discurso ao fim da solenidade, o presidente do TJ-RJ destacou a celeridade nas tratativas, que duraram somente 15 dias. “Só demonstra a força e a intenção de todos voltados para o mesmo objetivo: sanar um grave problema social. Estamos dando um passo fundamental, celebrando um convênio onde as duas associações abrem as portas para entender que é indispensável a participação da sociedade. Estamos fazendo uma ação especial porque todos estaremos cumprindo a nossa missão de bem cuidar da sociedade, de olhar para quem precisa ser olhado, de ajudar a educar e ressocializar”, disse.

Magistrados participaram da solenidade de assinatura do convênio | Foto: Evelyn Soares

Diretor do Degase, Victor Poubel representou o governo fluminensena cerimônia. Para ele, “a socioeducação é o melhor caminho para os jovens em conflito com a lei. A segurança pública não pode apenas ser empregada pelo viés repressivo, mas também pela ressocialização e acolhida”.

Os representantes do setor produtivo informaram que promoverão mais ações. Sergio Duarte, presidente da Rio Indústria, anunciou que os familiares dos jovens internados poderão ser contemplados com cursos e oportunidades de trabalho. O presidente da Asserj, Fábio Queiroz, se comprometeu a oferecer cursos de capacitação a todos os 413 adolescentes e jovens do Degase.

Estiveram presentes, além dos signatários e do presidente da AMAERJ, os juízes Lucia Glioche, Alexandre Teixeira de Souza, Rafael Estrela Nóbrega e Marcelo Oliveira da Silva; os desembargadores Daniela Brandão Ferreira, Luiz Eduardo Cavalcanti Canabarro e Ângelo Glioche; e o deputado estadual Wellington José (PMB).

Leia também: Desinformação, ódio e novas tecnologias desafiaram o TRE-RJ no último ano
Juíza do Rio participa de encontro do Colégio Nacional de Ouvidores
Fábio Uchôa será homenageado pela Câmara do Rio nesta sexta (10)

Autoridades assinam protocolo | Foto: Evelyn Soares