Notícias | 05 de julho de 2022 14:02

TJ-RJ criará Ouvidoria Interna para magistrados e servidores

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) implantará no próximo dia 13 a Ouvidoria Interna. Magistrados, funcionários, terceirizados, estagiários e colaboradores poderão apresentar demandas ao novo canal de interlocução com os órgãos administrativos, judiciais e extrajudiciais.

Segundo a juíza Juliana Kalichsztein, ouvidora-geral do TJ-RJ, a Ouvidoria levou a sugestão à presidência do Tribunal. Para a magistrada, a iniciativa demonstra a valorização do servidor.

A Ouvidoria Interna estará apta a receber dos integrantes do TJ-RJ sugestões, reclamações, elogios, denúncias, dúvidas e solicitações de informações relacionadas às atividades do Judiciário fluminense. Para formular a manifestação, será necessário informar a matrícula. A Ouvidoria resguardará o anonimato dos servidores que assim desejarem.

Confira no site da Ouvidoria os canais de acesso, o processamento dos serviços e o prazo de resposta.

Capacitação da Ouvidoria

Desde esta terça-feira (5), as Ouvidorias do TJ-RJ e do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) participam do curso “Escuta Ativa e Respeito: um Curso muito além da Inclusão”. Realizadas em parceria com a Escola de Administração Judiciária (Esaj), as aulas acontecem ao longo deste mês por meio da plataforma Zoom.

“A Ouvidoria é um canal direto entre o cidadão e o Tribunal de Justiça e, por isso, os funcionários que atendem os cidadãos precisam ser bem treinados. Pensando nisso, e a partir de um contato da desembargadora Tereze Neumann [ouvidora-geral do TJ-CE], pensamos em uma capacitação voltada para esses servidores dos dois tribunais, que só vai beneficiar a população”, disse Juliana Kalichsztein.

A juíza destaca a importância de aprimorar o trabalho a partir das capacitações promovidas pela Ouvidoria. “O atendimento para a população tem sido muito melhor, muito mais qualificado, chegando a 80% de satisfação.”

Leia também: Associação parabeniza juízes pelos dez anos do 43º Concurso
AMAERJ homenageará Antônio Boente com Troféu Hors Concours
Fórum da EMERJ debaterá as reformas processuais penais