AMAERJ | 05 de julho de 2022 12:08

AMAERJ homenageará Antônio Boente com Troféu Hors Concours

Desembargador Antônio Jayme Boente

O Troféu Hors Concours do 11º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos será concedido, post-mortem, ao desembargador Antônio Jayme Boente (1960-2022).

Vítima de infarto, Antônio Boente faleceu em 9 de abril, aos 62 anos. A súbita morte do desembargador consternou o meio jurídico. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1983, ele dedicou-se à Magistratura fluminense por 31 anos.

Integrante da 1ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Boente ingressou no TJ em 1991 e foi promovido a desembargador em 2006. Atuou nas Comarcas da Capital, de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Niterói, São Pedro da Aldeia, São João de Meriti e Macaé.

O tradicional Troféu Hors Concours é destinado a personalidades de destaque em ações na área de Direitos Humanos e Cidadania. Este ano, o foco é nas questões relacionadas ao fortalecimento da Justiça e à defesa da democracia.

Boente presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), de 2015 a 2017; a Comissão de Segurança Institucional do TJ-RJ (Coseg); e a Mútua dos Magistrados nos biênios 2017/2018 e 2019/2020. Trabalhou, ainda, na Coordenadoria dos Juizados Especiais Criminais e no Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário.

A homenagem póstuma será realizada na solenidade de premiação do AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, em 7 de novembro, no Fórum Central do TJ-RJ.

Leia também: AMAERJ parabeniza juízes pelos dez anos do 43º Concurso
Magistrados do Rio estarão no Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça
Desembargadores do 4º Concurso celebram os 40 anos de posse