Destaques Noticias | 23 de julho de 2021 15:09

Projeto-piloto do Gabinete Virtual começará no primeiro dia útil de agosto

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro | Foto: Matheus Salomão

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) iniciará em 2 de agosto o projeto-piloto de instalação do Gabinete Virtual. A presidência da Corte autorizou os testes da ferramenta nas 52 Varas Cíveis da Capital. Os links para os testes estarão no ambiente Endereços e Telefones do portal do TJ-RJ, instalados pela Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados (DGTEC).

Os magistrados fixarão as datas e os horários em que estarão disponíveis para o atendimento virtual a advogados. A fim de concluir o agendamento, os advogados deverão informar o número da inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A juíza Daniela Bandeira, auxiliar da Presidência do TJ-RJ, explicou que o uso da ferramenta não é obrigatório. “É mais um dispositivo de auxílio ao magistrados para ampliar e melhorar a prestação jurisdicional”, disse.

A DGTEC prevê a realização de um workshop para magistrados e assessores, a fim de capacitá-los ao emprego da ferramenta do Gabinete Virtual.

Leia também: Servidores imunizados retornarão ao trabalho presencial em 2 de agosto
TJ-RJ mantém dívida de quase R$ 2 bilhões de empresa da Cervejaria Petrópolis
CBMA abre inscrições em curso online de mediação empresarial

Expansão do ambiente digital

O TJ-RJ tem avançado, desde o ano passado, no aprimoramento do atendimento eletrônico aos jurisdicionados. Foi pioneiro no país ao implantar o Juízo 100% Digital em outubro de 2020. Em junho deste ano, o Ato Normativo 15/2021 regularizou a adoção do sistema digital.

Outro passo foi dado em abril deste ano, quando o Tribunal adotou o Balcão Virtual, implementado pelo Ato Normativo Conjunto TJ/CGJ 5/2021. A plataforma de videoconferência é voltada ao atendimento em cartório de advogados e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública.