Notícias | 13 de dezembro de 2019 15:31

Suely Magalhães é homenageada pela Patrulha Maria da Penha

Desembargadora Suely Magalhães recebe placa| Foto: PM-RJ

A desembargadora do TJ-RJ Suely Lopes Magalhães (8ª Câmara Criminal) foi homenageada nesta quinta-feira (12) em seminário promovido pelo programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, da Secretaria de Estado da PM-RJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro). A coordenadora da Coem (Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), do Tribunal de Justiça do Rio, recebeu uma placa em agradecimento ao apoio e empenho na implantação da patrulha em todo o Estado.

O “Seminário sobre Violência contra Mulher e a Atuação da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” marcou a primeira avaliação do programa, iniciado em agosto. O encontro reuniu especialistas como a juíza Luciana Fiala, titular do 5º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher, e a canadense Stephanie Ashton, da Polícia Real Montada Canadense.

Entre 5 de agosto e 5 de dezembro, as equipes da Patrulha Maria da Penha fizeram 4.026 atendimentos a mulheres em situação de risco em todo o território estadual. Durante o seminário, foi exibido o quadro estatístico dos atendimentos, assinalando, entre outros dados, as áreas de maior incidência e o perfil das vítimas. A violência doméstica responde por mais de 30% das ocorrências atendidas por viaturas acionadas pelo Serviço 190, que cobre toda a área da Região Metropolitana.

Leia também: Juíza participa de Curso de Capacitação e prepara festa de Natal
Senado aprova pacote anticrime, e projeto vai à sanção de Bolsonaro
Juiz Ricardo Alberto Pereira é o presidente em exercício da AMAERJ

Participaram do seminário: major Cláudia Orlinda, coordenadora da Patrulha Maria da Penha; desembargadora Suely Lopes Magalhães, coordenadora da Coem; coronel Max William Coelho Moreira de Oliveira, coordenador da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da Secretaria de Estado de PM-RJ; juíza Luciana Fiala de Siqueira Carvalho, titular do 5º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher; promotora Lúcia Iloizio Barros Bastos, subcoordenadora Criminal do Ministério Público do Rio de Janeiro; a defensora Flávia Brasil Barbosa do Nascimento, coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher; delegada Juliana Emerique, diretora da Coordenadoria Geral das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher da Polícia Civil; coronel Wilman René Gonçalves Alonso, comandante do 2º CPA; coronel Marcelo Freiman de Sousa Ramos, comandante do 7º CPA; e a sargento Stephanie Aston, coordenadora provincial para Respostas à Violência Sexual e Doméstica da Polícia Real Montada do Canadá.