Notícias | 12 de dezembro de 2019 18:14

Juíza participa de Curso de Capacitação e prepara festa de Natal

Juíza Juliana Kalichsztin (dir.) ao fim da palestra

Nesta quarta-feira (11), a juíza Juliana Kalichsztein foi palestrante no “Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares”. A titular da Vara da Infância e da Juventude de Duque de Caxias do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) participou do encontro, ocorrido na sede da OAB-DC (Ordem dos Advogados do Brasil – 2ª Subseção de Duque de Caxias) e focado na formação de 40 novos conselheiros.

A magistrada abordou “O Juizado de Infância e Juventude e a Defensoria Pública na Efetivação da Garantia de Direitos”, e dividiu a palestra com Luciana Mello, defensora da Comarca do município da Baixada Fluminense. “Foi o primeiro curso de capacitação para os novos conselheiros, que tomarão posse em janeiro de 2020. Não é obrigatório participar, mas é essencial, especialmente para quem nunca exerceu a função. Depois da posse, no ano que vem, haverá novos cursos”, explicou Juliana.

As aulas, encerradas nesta quinta-feira (12), tinham o objetivo de qualificar os conselheiros para atuarem, à luz do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), visando a proteção e os direitos de crianças e adolescentes. O evento foi promovido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) local, pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, pelo MPF (Ministério Público Federal do Rio de Janeiro), pelo Juizado da Infância, Juventude e Idoso e pela PGE (Procuradoria-Geral do Estado).

Leia também: Ricardo Alberto Pereira será o presidente em exercício da AMAERJ
TV Globo, RecordTV e Estadão repercutem posse de Renata Gil na AMB
Desembargador e juiz do TJ-RJ receberão comenda do MP-RJ

Público era formado por futuros conselheiros tutelares

Festa de Natal para crianças

Os preparativos para a comemoração de Natal já estão a todo vapor na Vara da Infância de Caxias. Na próxima quarta-feira (18), Papai Noel vai visitar o Fórum da cidade para entregar presentes a crianças e adolescentes de sete abrigos. O evento é promovido anualmente pela juíza Julia Kalichsztein

Em cada kit há brinquedos novos, livros e guloseimas. Todos os presentes foram frutos de doações, recebidas ao longo do ano, de magistrados, membros da Defensoria Pública e do Ministério Público, e de servidores e estagiários.

A juíza Vera Lage, titular da 5ª Vara de Família de Duque de Caxias, elogia a iniciativa. “O trabalho desenvolvido por Juliana Kalichsztein é absolutamente fantástico. A Vara de Infância e Adolescente de Duque de Caxias vai abrir as portas do nosso Fórum para uma legião de crianças que, em muitos casos, vão receber um presente de Natal pela primeira vez. Um brinquedo, uma roupa, um lacinho de cabelo, vão ver Papai Noel, uma árvore de Natal. Vai ter brincadeira. Vai ter sorriso e brilho nos olhos de crianças que nunca tiveram a oportunidade de serem felizes”, disse.

Preparativos para festa de Natal na Vara de Infância e Juventude de Duque de Caxias