AMAERJ | 12 de dezembro de 2019 17:00

Juiz Ricardo Alberto Pereira é o presidente em exercício da AMAERJ

Ricardo Alberto Teixeira, presidente em exercício da AMAERJ

O 2º vice-presidente da AMAERJ, Ricardo Alberto Pereira, é o presidente em exercício da Associação de 12 de dezembro de 2019 a 7 de fevereiro de 2020. O juiz da 20ª Câmara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) permanecerá no cargo até a posse da diretoria eleita para o biênio 2020/2021.

A vacância do cargo ocorreu nesta quarta-feira (11), com a posse da então presidente da AMAERJ, Renata Gil, na presidência da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Em fevereiro, acontecerá a cerimônia de posse da nova diretoria da AMAERJ, cujo presidente eleito é o juiz Felipe Gonçalves.

Ricardo Alberto é mestre em Sociologia e Direito pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Ele atua como JDS (Juiz Desembargador Substituto de Segundo Grau) na 20ª Câmara Cível do TJ-RJ e é membro titular do Colegiado do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) desde abril deste ano. É 2º Tesoureiro do IMB (Instituto de Magistrados Brasileiros) e, na EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro), atua como professor, membro da COCEP (Comissão Supervisora dos Cursos de Extensão, de Pós-graduação e de Convênios e Parcerias) e do Fórum Permanente de Processo Civil.

O magistrado participou de diversas administrações da Associação. Iniciou na primeira gestão do ex-presidente Cláudio dell’Orto, no biênio 2006/2007, até a da ex-presidente Renata Gil – com exceção da administração de Rossidélio Lopes (biênio 2014/2015).

Leia também: TV Globo, RecordTV e Estadão repercutem posse de Renata Gil na AMB
Desembargador e juiz do TJ-RJ receberão comenda do MP-RJ
Discurso de posse da presidente da AMB, Renata Gil