A campanha “SOS Petrópolis”, lançada no último dia 16 para ajudar vítimas da tragédia na cidade serrana, arrecadou R$ 209.646,87 até as 15h desta sexta-feira (25). As doações realizadas nas portarias dos fóruns do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) da Capital e do interior e na sede da ABATERJ (Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal), também até esta sexta, totalizam 13.229 itens – todos já entregues ao município petropolitano.
As entidades arrecadaram 132 cestas básicas, 1.107 kg de alimentos, 1.984 garrafas de água e bebidas como sucos e refrescos. Entre peças de vestuário, foram recebidas 3.379 para adultos e crianças e 227 pares de calçados. Somando os itens de limpeza e de higiene pessoal, chega-se a 4.092 itens. São 269 produtos de cama, mesa e banho; 765 pacotes de fralda e remédios; 17 sacos de ração animal; e 27 itens de alimentação infantil.
O primeiro caminhão com as doações chegou à Cidade Imperial na segunda-feira (21), quando a presidente da Abaterj (Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), desembargadora Eunice Ferreira Caldas, participou da entrega. Uma nova leva foi entregue nestas quinta e sexta-feiras (24 e 25), quando foram entregues 1.200 kits de higiene pessoal e mil sachês de leite em pó.
Resposta das doações
Responsável pelo setor financeiro do projeto Paz no Prato, Claudia Gschwend enviou mensagem de agradecimento a todas as entidades parceiras na campanha.
“Meus queridos amigos, vocês são incríveis!
Enviaram a importante ajuda material que nós, petropolitanos, estamos tão necessitados, mas também enviaram amor e carinho que são tão importantes quanto! As doações vieram com recadinhos amorosos de incentivo e otimismo. Cada recadinho equivale a um abraço!
Nossa eterna gratidão ao TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), à Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), à Associação dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (ABATERJ), à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), à EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Um afetuoso abraço!
Equipe Paz no Prato.”
Campanha para ajudar vítimas
A “SOS Petrópolis” tem como objetivo arrecadar mantimentos, água mineral, produtos de higiene pessoal e limpeza, colchonetes, roupas, cobertores e tudo o mais que for útil para quem perdeu moradia e todos os pertences na tragédia.
A AMAERJ tem a parceria do TJ-RJ, da EMERJ e da Abaterj. O Observatório dos Direitos Humanos do CNJ e a AMB aderiram à campanha.
Para a juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, o engajamento de entidades e doadores ao movimento em socorro aos petropolitanos reforça ainda mais o elo entre as instituições do Sistema de Justiça e a sociedade civil.
“O momento é de unir forças e preces em favor dos desamparados, dos desassistidos, dos sobreviventes, dos feridos, daqueles que perderam parentes e amigos nesta catástrofe”, disse a magistrada.
Como doar
Os donativos devem ser entregues nos fóruns da capital (portarias das Lâminas 3, 4 e 5, do Palácio da Justiça, do Beco da Música e do Centro Administrativo da Praça 15) e do interior do Estado e nas sedes da ABATERJ (Rua Dom Manuel, 29, sala 115, Centro do Rio de Janeiro) e da EMERJ (Rua Dom Manuel, 25, Centro).
Doações em dinheiro são aceitas pelo PIX da AMAERJ (CNPJ: 40.422.305/0001-06) e pelas contas da Associação:
Itaú – Agência 6002 | Conta corrente 07264-0
Bradesco – Agência 6246 | Conta corrente 3030-9