AMAERJ | 22 de fevereiro de 2022 14:00

Caminhão com doações da campanha ‘SOS Petrópolis’ chega à Cidade Imperial

Magistrados Ronald Pietre (camisa cinza) e Eunice Ferreira Caldas (camisa amarela e azul) com caminhão de doações a Petrópolis

A presidente da Abaterj (Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), desembargadora Eunice Ferreira Caldas, participou da entrega do primeiro caminhão com as doações arrecadadas pela campanha “SOS Petrópolis”. Os donativos chegaram à Cidade Imperial nesta segunda-feira (21).

“A união faz a força. Neste momento, toda ajuda é essencial. A população petropolitana precisa muito. Seguiremos nesta corrente do bem, divulgando a campanha e recebendo as doações”, afirmou a líder da Abaterj.

O juiz da 2ª Vara Cível de Itaipava, Ronald Pietre, diretor de Segurança do Magistrado da AMAERJ, encontrou-se com a magistrada na cidade devastada pelo temporal ocorrido há uma semana. A tragédia deixou, até as 15h desta terça-feira (22), 183 mortos e 85 desaparecidos.

Desde o início da campanha, no último dia 16, foram arrecadados 3.578 itens, como 721 garrafas de água, 454 kg de alimentos diversos, 120 cestas básicas, 426 itens de higiene pessoal, 1.312 roupas femininas, masculinas e infantis e 123 pares de calçados. Ainda esta semana, uma nova entrega levará às vítimas das chuvas 1.200 kits de higiene pessoal e mil sachês de leite em pó.

Caminhão é abastecido com doações da campanha ‘SOS Petrópolis’ | Foto: Brunno Dantas/ TJ-RJ

Campanha para ajudar vítimas

Lançada em 16 de fevereiro, a “SOS Petrópolis” tem como objetivo arrecadar mantimentos, água mineral, produtos de higiene pessoal e limpeza, colchonetes, roupas, cobertores e tudo o mais que for útil para quem perdeu moradia e todos os pertences na tragédia. Até sexta-feira (18), foram arrecadados R$ 98.583,96.

A AMAERJ tem a parceria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Abaterj. O Observatório dos Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) aderiram à campanha.

Para a juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, o engajamento de entidades e doadores ao movimento em socorro aos petropolitanos reforça ainda mais o elo entre as instituições do Sistema de Justiça e a sociedade civil.

“O momento é de unir forças e preces em favor dos desamparados, dos desassistidos, dos sobreviventes, dos feridos, daqueles que perderam parentes e amigos nesta catástrofe”, disse a magistrada.

Água, alimentos, cobertores e itens de higiene pessoal para as vítimas do temporal | Foto: Brunno Dantas/ TJ-RJ

Como doar

Os donativos devem ser entregues nos fóruns da capital (portarias das Lâminas 3, 4 e 5, do Palácio da Justiça, do Beco da Música e do Centro Administrativo da Praça 15) e do interior do Estado e nas sedes da Abaterj (Rua Dom Manuel, 29, sala 115, Centro do Rio de Janeiro) e da EMERJ (Rua Dom Manuel, 25, Centro).

Doações em dinheiro são aceitas pelo PIX da AMAERJ (CNPJ: 40.422.305/0001-06) e pelas contas da Associação:

Itaú – Agência 6002 | Conta corrente 07264-0
Bradesco – Agência 6246 | Conta corrente 3030-9

*Com informações do TJ-RJ