AMB | 05 de outubro de 2021 12:36

‘Sistema Penal Contemporâneo’, 1º livro da AMB, é lançado nesta terça (5)

Livro ‘Sistema Penal Contemporâneo’ | Foto: Reprodução/ YouTube

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por meio do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ), lança nesta terça-feira (5), às 18h, o livro “Sistema Penal Contemporâneo”, o primeiro produzido pela entidade em seus 72 anos.

O evento de lançamento ocorrerá de forma híbrida, com cerimônia presencial na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, e transmissão ao vivo pelo canal da AMB no Youtube.

A obra reúne artigos acadêmicos dirigidos à comunidade jurídica. A ideia é provocar reflexões de juristas e magistrados, nacionais e internacionais, sobre o que há de mais atual nas ciências criminais.

“Nossa legislação criminal é da década de 1940 […] mas aos poucos fomos modificando nosso olhar na esfera penal. Estamos abordando o papel do Judiciário como garantidor dos direitos fundamentais e como instrumento da realização da Justiça Restaurativa”, destacou, em vídeo no YouTube, o ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca.

“Sistema Penal Contemporâneo” foi idealizado sob a coordenação científica do diretor do CPJ, ministro Luis Felipe Salomão (STJ); da presidente da AMB, Renata Gil; do ministro Soares da Fonseca (STJ); da secretária-geral do CPJ, Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer; e do diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso do Sul (EJE/TRE-MS), juiz Daniel Castro Gomes da Costa.

Entre os autores dos artigos estão os ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli; e os ministros do STJ Humberto Martins, presidente da Corte, Og Fernandes e Reynaldo Soares da Fonseca.

Leia também: Desembargadores Lúcio Durante e José Roberto Távora são homenageados
AMAERJ participa da última audiência pública da Alerj sobre RRF
Indicado ao CNJ, desembargador Mauro Martins se reúne com senadores

Ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca | Foto: Reprodução/ YouTube