Notícias | 30 de junho de 2022 10:02

Revista Fórum: Tribunal do Rio de Janeiro conta com cinco novos desembargadores

O TJ-RJ tem agora 190 desembargadores

As presidentes Eunice Haddad e Renata Gil, o desembargador Humberto Dalla e o procurador-geral Luciano Mattos | Foto: Matheus Salomão

Por Sergio Torres

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) tem desde 6 de maio mais cinco desembargadores: André Luis Mançano Marques, Eduardo Abreu Biondi, Humberto Dalla Bernardina de Pinho, Renata Silvares França Fadel e Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues.

A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, compôs a mesa de autoridades na cerimônia, que reuniu representantes dos três Poderes no Tribunal Pleno.

Originários do Ministério Público e da advocacia, os novos magistrados ingressaram no TJ-RJ pelo quinto constitucional, nas vagas abertas com as aposentadorias dos desembargadores Nildson Araújo da Cruz, Lindolpho Morais Marinho e Antônio Eduardo Ferreira Duarte e pela Lei nº 9.354/2021, que criou dez cargos de desembargador.

O presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, deu as boas-vindas aos colegas empossados.

“O Tribunal está completo hoje com a posse de vossas excelências. Conseguimos chegar ao nosso limite de 190 desembargadores. Teremos muito trabalho, não é fácil julgar, distribuir justiça com base nas leis, mas esse trabalho fica facilitado se usamos da imparcialidade, do coração, se julgamos de acordo com a vontade das leis, sempre de boa-fé. O Tribunal os recebe de portas abertas.”

Quem são os novos desembargadores

André Luis Mançano Marques

Foto: Matheus Salomão

Formado em Direito em 1999 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi procuradorgeral de Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e presidente da Comissão Permanente de Licitação da Câmara de Vereadores de Petrópolis (Região Serrana). Preencheu a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Antônio Eduardo Ferreira Duarte.

Eduardo Abreu Biondi

Foto: Matheus Salomão

Graduou-se em Direito pela Universidade Candido Mendes, com especialização em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor pela Universidade Estácio de Sá, em Direito Imobiliário pela Universidade Veiga de Almeida e em Processo Civil pela Candido Mendes. Atuava como advogado antes de tornar-se desembargador. Assumiu vaga decorrente da Lei nº 9.354/2021.

Humberto Dalla Bernardina de Pinho

Foto: Matheus Salomão

No Ministério Público desde 1995, era procurador de Justiça antes de assumir o cargo de desembargador. Professor titular de Direito Processual Civil na Uerj e nas universidades Estácio e Ibmec, tem graduação, mestrado e doutorado na Uerj e é pós-doutor pela Escola de Direito da Universidade de Connecticut (EUA). Preencheu vaga decorrente da Lei nº 9.354.

Renata Silvares França Fadel

Foto: Matheus Salomão

Assumiu a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Nildson Araújo da Cruz. Ingressou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em 1996. Acumulou passagens pelas áreas Criminal e Cível. Atuava no 1º Juizado Especial Criminal do Rio antes de chegar ao TJ-RJ. Desde o ano passado é membro honorária do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), integrante da Comissão de Direito Penal.

Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues

Foto: Matheus Salomão

Graduado em Direito em 1995, especializou-se em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na classe Jurista de 2020 a 2022. Preencheu a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Lindolpho Morais Marinho.

Leia também: União da Magistratura do Rio é destaque no CBM 2022
Defesa das prerrogativas e apoio à classe
Perfil dos 52 novos integrantes da Magistratura do Rio

Confira aqui a revista completa.