AMAERJ | 30 de junho de 2022 10:17

Revista Fórum: Defesa das prerrogativas e apoio à classe

Associação age efetivamente no Rio e em Brasília e realiza encontros com magistrados

Por Diego Carvalho

Requerimento atendido

Em atenção a requerimento da AMAERJ, a Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ) decidiu, em abril, aplicar proporcionalidade na aferição de produtividade dos magistrados para fins de cumulação. Foram desconsiderados os dias de indisponibilidades de sistemas, feriados e pontos facultativos. A Associação ressaltou que a instabilidade nos sistemas do TJ prejudica a produtividade dos magistrados.

Força-tarefa pela VTM

Reunião com o senador Fernando Bezerra Coelho

Os representantes das associações de magistrados formaram, em 24 de maio, uma força-tarefa no Senado, em Brasília, pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 63/2013, que institui a Valorização por Tempo da Magistratura (VTM). A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, participou de reuniões com parlamentares no Congresso Federal, onde foi explicitada a importância da VTM para o fortalecimento do Judiciário. A mobilização teve como líder a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil.

Justiça Eleitoral

Presidente da AMAERJ, Eunice Haddad (à esquerda), no plenário | Foto: Matheus Salomão

Com o apoio da AMAERJ, o seminário “Desafios e as Inovações da Justiça Eleitoral para as Eleições de 2022” reuniu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e magistrados estaduais no plenário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O evento foi realizado em 29 de abril pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Ao discursar, a presidente Eunice Haddad destacou que o Direito Eleitoral é um dos pilares da democracia e reiterou a confiança nos magistrados do Rio.

Posse no TRE

Solenidade ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral | Foto: Diego Carvalho

A presidente da AMAERJ participou da cerimônia de posse de 42 juízes eleitorais do interior do Estado, em 20 de maio. Os juízes exercerão mandatos de dois anos e comandarão os trabalhos nas eleições deste ano. “Parabenizo a todos pela designação eleitoral. A Magistratura é muito relevante para os destinos do país, mais ainda quando exercemos a função eleitoral.  Competência os senhores já têm. Desejo serenidade e calma porque é um ano muito desafiador”, afirmou Eunice Haddad.

Juizados Especiais

Magistrados do Rio de Janeiro marcaram presença no 49º Fonaje | Foto: Diego Carvalho

Juízes de vários tribunais do país se reuniram no Rio para participar do 49º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), que contou com o apoio da AMAERJ. Na abertura, em 18 de maio, Eunice Haddad ressaltou a importância dos Juizados e do Fonaje. “Valioso é o compartilhamento de informações e experiências propiciado pelo Fórum. Sempre em busca do consenso e da padronização de eficazes procedimentos em todo o país, caracterizados pela simplicidade e pela agilidade.”

Interlocução legislativa

Encontro entre magistrados e parlamentares aconteceu no Salão Nobre do TJ | Foto: Diego Carvalho

A AMAERJ promoveu encontro com deputados do Rio, em 4 de abril, no Tribunal de Justiça. Magistrados e parlamentares trataram de projetos legislativos e ressaltaram a importância do diálogo entre os representantes dos Poderes. Além de Eunice Haddad e Renata Gil, participaram o presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, e os deputados federais Gurgel (PL), Felício Laterça (PP), Paulo Ramos (PDT), Otávio Leite (União) e Jones Moura (PSD) e a deputada estadual Tia Ju (Republicanos).

Previdência

Bernardi Machado fez palestra para os magistrados aposentados | Foto: Diego Carvalho

A Associação promoveu, em 4 de maio, palestra sobre o impacto da Reforma da Previdência nos pensionistas. Especialista no tema, o auditor fiscal e professor universitário Bernardo Machado tirou dúvidas dos dez magistrados aposentados presentes ao encontro, no auditório da AMAERJ. Entre os associados que participaram da palestra, estiveram os ex-presidentes da entidade Thiago Ribas Filho, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e Roberto Felinto. O especialista apresentou simulações de casos práticos para exemplificar as regras de pensão por morte e acumulação de benefícios.

Aniversariantes do quadrimestre

Magistrados confraternizaram na sede da AMAERJ | Foto: Matheus Salomão

Em 2 de maio, 36 magistrados participaram da celebração dos aniversariantes do primeiro quadrimestre (janeiro, fevereiro, março e abril). A festividade, promovida pela AMAERJ na Adega da Sede Administrativa, foi a primeira após a pandemia. Foram sorteadas cinco garrafas de vinho para os juízes Mauro Nicolau, José Eustáquio Cardoso, Elizabeth dos Santos Rego de Ávila e Ricardo de Andrade Oliveira e a pensionista Jandira Leite Ramalho. Houve apresentação musical do juiz e baixista Carlos Saraiva.

Happy hour

Encontro foi realizado na Adega da AMAERJ | Foto: Evelyn Soares

Em noite de alegria e reflexão, 16 magistradas do Rio de Janeiro se reuniram no Happy Hour em celebração ao Mês da Mulher. O encontro de 31 de março aconteceu na Adega da AMAERJ. Uma degustação de vinhos da empresa Wine Out, guiada pela sommelier Cristina Barros, abriu o evento. Em seguida, a psicóloga Cristina Werner fez sua exposição sobre o tema “Conheça-te a ti mesma: os sete aspectos capitais para o autoconhecimento e autocuidados da mulher”.

Leia também: União da Magistratura do Rio é destaque no CBM 2022
Perfil dos 52 novos integrantes da Magistratura do Rio
Eunice Haddad se encontra com magistrados atuantes no interior

Confira aqui a revista completa.