Cultura | 02 de outubro de 2020 13:45

Revista Fórum: Música clássica domiciliar

Maestro Tim Rescala (à direita) no programa “BlimBlem-Blom | Foto: Vítor Jorge/Divulgação

Sala Cecília Meireles leva concertos aos fãs

por Sergio Torres

Os apreciadores da música clássica encontraram na série sala digital, idealizada pela lendária Sala Cecília Meireles, um refúgio seguro durante a pandemia do coronavírus.

Os concertos com músicos de excelência e repertório de primeira são transmitidos pelo link www.youtube.com/c/salaceciliameireles. Depois, o vídeo pode ser acessado pelos canais do Youtube da Cecília Meireles e da Fundação Anita Mantuano do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). A programação está pronta até o fim do ano.

Pode não ser melhor que assistir um recital na própria Cecília Meireles, espaço nobre da música clássica brasileira, localizada na Lapa, área boemia do Centro carioca. Mas, em tempos tão difíceis, as apresentações virtuais são um alento para todos os que gostam da boa música.

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Durante a transmissão dos espetáculos há a arrecadação de doações para o Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos do Rio de Janeiro, em auxílio aos profissionais de teatro e música tão afetados pela interrupção de concertos e peças. A fim de proteger artistas e técnicos, o palco da Sala é preparado de forma que todos mantenham o distanciamento social determinado pelas autoridades sanitárias. Não há público durante os recitais.

O compositor João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, conta que a Sala Digital originou-se da necessidade de ser criado “um produto artístico diferenciado em meio à profusão de lives”. Os concertos na Sala foram suspensos em 18 de março.

“A arquitetura e a acústica são as marcas registradas da Sala. Não faria sentido que os artistas tocassem em suas casas integrando nossa programação. Por isso, reorganizamos a temporada artística com grandes artistas e investimos em tecnologia de ponta para captação da ambiência acústica, registro em vídeo de alta qualidade e internet de alta performance para as transmissões”, disse Ripper.

A audiência tem sido fiel. “Temos conseguido duas a três plateias completas, mas as visualizações tendem a crescer, pois os vídeos ficam disponíveis em nosso canal do YouTube”, afirmou o diretor.

Para o próximo ano, os planos estão condicionados à evolução da pandemia e, especialmente, ao surgimento de “uma vacina eficaz contra a Covid-19”.

“Minha expectativa é realizar na próxima temporada os concertos deste ano que tiveram de ser transferidos por causa da pandemia, além de outros que já estavam planejados para 2021”, conclui Ripper.