Destaques Noticias | 02 de outubro de 2020 13:45

Revista Fórum: Atividades esportivas da Magistratura têm futuro incerto

AMB cancela Jogos Nacionais deste ano

por Matheus Salomão

A crise na área da saúde provocada pela pandemia do novo coronavírus resultou em cancelamentos e adiamentos de diversas atividades esportivas. Competições como os 9º Jogos Nacionais da Magistratura não acontecerão mais este ano.

O evento esportivo de magistrados foi cancelado em 17 de março pelo Conselho Executivo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em cumprimento ao Estatuto da entidade.

Leia também: Revista Fórum: Rio alcança o topo da produtividade pelo 11° ano
Revista Fórum: Música clássica domiciliar
Revista Fórum: Rio, mar, floresta e vinho na Bocaina

A decisão foi tomada conforme as recomendações governamentais e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A nova data para realização dos Jogos será discutida em reunião dos dirigentes da AMB, prevista para novembro.

A deliberação da entidade ocorreu após o memorando do diretor de Esporte da AMB, Marcus Quintas, e da manifestação da Comissão dos Jogos. O documento informa que os diretores de esporte das associações filiadas, por unanimidade, votaram pelo cancelamento do Jogos Nacionais da Magistratura e também pela suspensão do Campeonato de Futebol Master, que aconteceria de 15 a 18 de abril, em Florianópolis.

O diretor de Desportos da AMAERJ, juiz Ricardo Coimbra da Silva Starling Barcellos, da 6ª Vara Cível de Duque de Caxias (cidade no Grande Rio), ressaltou a importância que as atividades esportivas têm para os magistrados.

“O esporte é instrumento importante para a saúde física e mental dos magistrados, além de agregar a classe”, disse

A AMAERJ também teve o planejamento esportivo deste ano comprometido pela pandemia. A associação decidiu cancelar algumas de suas atividades previstas.

“A AMAERJ cancelou, por ora, o campeonato de tênis, o seminário de jiu-jitsu e a formação de uma equipe para participar de corridas”, contou Starling.

Montanhistas em trekking antes da pandemia | Foto: Luiz Aurélio Leite

Outro evento esportivo tradicional no Estado do Rio de Janeiro, com apoio da AMAERJ, o Trekking de Magistrados teve as atividades suspensas em 2020. A decisão segue as recomendações da Federação dos Esportes de Montanha do Rio de Janeiro (Femerj), que propõe a retomada em um momento mais oportuno e de forma lenta e gradual.

Para o juiz da 2ª Vara Cível de Itaipava (Petrópolis, cidade na Região Serrana), Ronald Pietre, membro da diretoria organizadora do trekking, o momento continua crítico, pois a pandemia ainda não acabou.

“Neste contexto, a atitude mais prudente é aguardar o próximo ano, para a plena retomada das nossas atividades de montanhismo”, disse o magistrado.