AMAERJ | 30 de junho de 2022 10:10

Revista Fórum: Eunice Haddad se encontra com magistrados atuantes no interior

Presidente e diretores prestigiam posses nas Regionais

Posse em Niterói | Foto: Matheus Salomão

Por Matheus Salomão

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), juíza Eunice Haddad, esteve nos últimos meses com colegas de todo o Estado do Rio de Janeiro nas posses das Regionais. Os encontros propiciaram o diálogo dos juízes com lideranças da Justiça fluminense. Para a presidente, “as regionais são os braços da AMAERJ no Estado”.

“Cada pedacinho do Rio de Janeiro tem uma realidade. É necessário haver representantes em cada espaço geográfico”, comentou.

Na 1ª Regional da AMAERJ (Niterói, Região Metropolitana), a juíza Daniela Ferro foi empossada no Bistrô MAC, no Museu de Arte Contemporânea. A solenidade reuniu 50 convidados, como o corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Cardozo, e o ex-presidente Felipe Gonçalves. Ao discursar, Daniela disse que sua meta é “zelar” por “união, auxílio e acolhimento”.

Juiz há 17 anos, Luiz Fernando Ferreira de Souza Filho tomou posse, em 8 de junho, no segundo mandato como presidente da 4ª Regional da AMAERJ (Petrópolis, Região Serrana). Ele defendeu a “interação pessoal aqui e na capital”.

Eunice Haddad (ao centro) na posse em Petrópolis | Foto: Diego Carvalho

Cerca de 20 juízes do Norte e do Noroeste do Estado participaram das posses das Regionais de Campos dos Goytacazes e Itaperuna, em 31 de maio e 1º de junho. Ralph Machado Manhães Junior assumiu o quinto mandato consecutivo na 2ª Regional (Campos). O juiz Luiz Alfredo Carvalho Junior representou a presidente da Associação no jantar. Em Itaperuna, a diretora de Acompanhamento dos Juizados Especiais e Turmas Recursais da AMAERJ, juíza Keyla Blank, representou a entidade na posse do juiz Rodrigo Rocha de Jesus na presidência da 10ª Regional.

Marcela Assad Caram Januthe Tavares assumiu, em 4 de maio, o segundo mandato na 11ª Regional (Teresópolis, Região Serrana). Estiveram presentes 11 magistrados, entre eles o ex-presidente da Associação Fernando Cabral (1998-1999). “Minha expectativa é de reunião da carreira. Integração e interlocução para que possamos melhorar a vida dos magistrados”, disse a juíza.

Cabral falou ser “fundamental a celebração da posse da presidente da Regional”, como forma de descentralizar a atuação da AMAERJ “e fazer com que os juízes do interior se sintam representados efetivamente junto à Associação”.

Em 5 de maio, foi empossada a diretoria da 5ª Regional (Nova Friburgo, Região Serrana), a única da AMAERJ integrada só por magistradas. Diretora da Regional há 20 anos, a juíza Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk assumiu a presidência. “Saber que temos apoio e que juntos somos mais fortes faz toda a diferença”, afirmou.

Na segunda gestão à frente da Regional em Itaguaí (Baixada Fluminense), o juiz Ivan Mirancos foi empossado em 29 de março. Em São Pedro da Aldeia (Região do Lagos), o juiz Marcio da Costa Dantas tomou posse para o segundo mandato na 7ª Regional. O encontro na Sede Praiana da AMAERJ, em 9 de março, reuniu 12 juízes. Dantas destacou a meta de “fazer a ponte entre o juiz de Direito e a administração superior do Tribunal”.

Ao ser empossado na 3ª Regional (Nova Iguaçu, Baixada Fluminense), o juiz Octávio Chagas de Araújo Teixeira reafirmou a importância de a classe manter-se unida “nesta difícil e árdua tarefa, a Magistratura”. “Nossa responsabilidade é imensa”, acrescentou o titular do Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Nova Iguaçu/Mesquita, há quatro mandatos presidente da Regional. A posse reuniu 12 juízes, entre eles o 2ª vice da AMAERJ, Gustavo Henrique Nascimento Silva, e o ex-presidente Felipe Gonçalves.

Com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Henrique Figueira, a posse da 6ª Regional aconteceu em 17 de fevereiro em Volta Redonda (Sul Fluminense). A juíza Flávia Fernandes de Melo Balieiro Diniz, da 3ª Vara Cível de Barra Mansa, é a presidente.

Ainda será definida a data da posse da 9ª Regional (Duque de Caxias, Baixada Fluminense). Foi reeleito para presidi-la o juiz Antonio Alves Cardoso Junior.

Leia também: União da Magistratura do Rio é destaque no CBM 2022
Perfil dos 52 novos integrantes da Magistratura do Rio
Defesa das prerrogativas e apoio à classe

Presidente Henrique Figueira (à direita) em Volta Redonda | Foto: Diego Carvalho

Confira aqui a revista completa.