Esporte | 04 de agosto de 2020 10:52

Revista FÓRUM: A volta das competições esportivas

Na França, o brasileiro Neymar é testado ao chegar ao local de treinos | Foto: PSG/Divulgação

Campeonatos retornam com grandes transmissões, mas estádios vazios

por Matheus Salomão

Após quase quatro meses de quarentena e isolamento social em função da pandemia, as competições esportivas voltaram. Protocolos de saúde foram traçados para que o retorno de atletas aconteça de forma segura.

Houve a fixação de normas para o reinício das competições: ausência de torcedores, limite de integrantes de delegações, uso de máscaras, testagem frequente de atletas e funcionários, afastamento de infectados e higienização prévia dos ambientes competitivos.

Leia também: Retomada da Justiça
Destinos turísticos proíbem a entrada de brasileiros
Sem cinema, sem teatro, sem alegria

No Brasil, o Campeonato de Futebol do Rio retornou em 18 de junho, com o jogo entre Bangu e Flamengo no estádio do Maracanã. O início da Série A do Brasileirão já tem data marcada. A Confederação Brasileira de Futebol agendou a estreia para 9 de agosto. Será disputada no formato de pontos corridos em 38 rodadas, terminando em 24 de fevereiro de 2021.

A Copa Libertadores da América retornará em 15 de setembro. A final ainda não tem data, mas está prevista para janeiro no Maracanã. 

Na Europa, os campeonatos que retornaram em junho estavam nas últimas rodadas no fim de julho. O destaque do futebol no continente é a competição que teremos em agosto. A Uefa Champions League (principal campeonato europeu de clubes) será disputada como se fosse uma Copa do Mundo. Todos os jogos das quartas-de-final à final terão uma só partida entre os oponentes, em Lisboa, sede única escolhida em função da forma exemplar como Portugal freou a expansão do Covid-19.

Bola de ouro

A revista “France Football” anunciou em 20 de julho que em 2020 não dará o prêmio Bola de Ouro aos melhores jogadores do mundo nas categorias masculino, feminino, goleiro e sub-21. A publicação alegou que a interrupção do calendário entre março e maio e as mudanças nas regras afetariam a credibilidade e legitimidade da eleição.

Fórmula 1

Na Fórmula 1, os pilotos têm que usar máscara facial/ Foto: Mark Thompson/Pool via REUTERS

Os pilotos retomaram às corridas em 5 de julho no Grande Prêmio da Áustria, seguindo protocolos de saúde para conter a contaminação. Uma das medidas foi o fim das tradicionais comemorações no pódio após as corridas.

Na temporada, o atual campeão, o inglês Lewis Hamilton, busca alcançar a lenda Michael Schumacher e conquistar o sétimo título na elite do automobilismo mundial.

Confira aqui a revista completa.