Cultura | 30 de junho de 2022 09:56

Revista Fórum: 1942, ano fértil para a música brasileira

O compositor Nei Lopes é um dos que completam oito décadas de vida em 2022

Nei Lopes | Foto: Tasso Marcelo/Estadão

Por Sergio Torres

Alguns dos expoentes da Música Popular Brasileira estão fazendo 80 anos. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Nei Lopes e Paulinho da Viola aniversariam este ano. Sem dúvida, 1942 já está marcado como um ano raro na história da música do país. Vivos fossem, também estariam comemorando a oitava década talentos como Clara Nunes, Nara Leão e Tim Maia.

Caetano, Gil, Milton e Paulinho despontaram para a música nos anos 60. Tinham 20 e poucos anos. Firmaram-se a partir dos festivais da canção da época.

Nei Lopes surgiu na década seguinte. Advogado e publicitário, trocou as atividades pela música, como compositor e cantor. Seu principal parceiro foi Wilson Moreira (1936-2018), sambista de raiz, um craque.

O que distingue o carioca Nei dos colegas de 42 é a dedicação ao samba. Paulinho da Viola é também sambista, mas o choro tem presença muito importante em seu acervo de composições. Estudioso das questões relacionadas à África (sociais, culturais, históricas, políticas), Nei é laureado escritor de livros sobre a diáspora, as línguas africanas, a etnia, as origens continentais dos negros trazidos para as Américas.

Não por acaso, recebeu este ano o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde cursou Direito, e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Reconhecimento acadêmico que demorou a chegar e foi até recusado pela UFRJ em primeira análise.

Este texto destaca Nei Lopes entre os multitalentosos colegas de 42 por ser o menos divulgado entre eles. Os baianos Caetano e Gil e os cariocas Paulinho da Viola e Milton Nascimento (mineiro de criação) sempre tiveram o acompanhamento da imprensa, suas trajetórias estão fartamente documentadas na mídia. Com Nei foi diferente. Seu talento só veio a ser reconhecido mais tarde.

Caetano Veloso | Foto: Daryan Dornelles

Leia também: União da Magistratura do Rio é destaque no CBM 2022
Defesa das prerrogativas e apoio à classe
Perfil dos 52 novos integrantes da Magistratura do Rio

Confira aqui a revista completa.