Destaques da Home | 13 de outubro de 2020 14:44

Retrato de Nagib Slaibi Filho é inaugurado em galeria da EMERJ

Magistrados participaram de webinar em homenagem ao desembargador Nagib

O desembargador do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) Nagib Slaibi Filho foi homenageado na sexta-feira (9) pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). O magistrado teve seu retrato inaugurado na Galeria de Conferencistas Eméritos da Escola. Depoimentos de magistrados, amigos e parentes emocionaram o desembargador.

A cerimônia foi realizada virtualmente durante o webinar ‘O Juiz’. O presidente do TJ-RJ, Claudio Mello, parabenizou a EMERJ pela homenagem e ressaltou a importância do desembargador Nagib para a Justiça brasileira.

“Homenagear é reconhecer o destaque alheio e, com isso, exercitar a virtude da humildade, crucial para que o Judiciário cumpra seu papel com liberdade e responsabilidade. A inserção do desembargador Nagib Slaibi Filho na Galeria de Conferencistas Eméritos da EMERJ é um dever moral que cumprimos hoje. Nagib é um dos grandes professores e juízes do nosso país e merece nosso eterno reconhecimento”, afirmou Mello.

Leia também: AMB e AMAERJ tratam da Reforma Administrativa com deputado Molon
Jusprev oferece quatro benefícios aos associados da AMAERJ
AMB sorteia estadia em sedes recreativas no Espírito Santo

Para o diretor-geral da EMERJ, André Andrade, a trajetória de Nagib se integra à Escola. “O desembargador Nagib tem a sua história misturada com a história da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte da EMERJ desde a sua origem, desde o seu nascimento. É uma pessoa conhecida por tantos alunos e colegas pelo seu trabalho incessante em prol da disseminação do conhecimento jurídico. É uma honra muito grande homenagear esse grande magistrado e professor”, disse.

O corregedor-geral de Justiça, Bernardo Garcez, enalteceu a coragem do desembargador homenageado. “Ouvi meus antecessores falarem dos predicados do desembargador Nagib, como jurista, estudioso do Direito, magistrado e professor. O desembargador Nagib tem todos esses predicados. Mas eles são sustentados pela coragem. Por isso é uma honra estar aqui, e Vossa Excelência sabe muito bem do respeito profissional que tenho pela sua carreira.”

A juíza Maria Cristina Gutierrez Slaibi também lembrou a trajetória de coragem do seu marido e a dedicação à EMERJ. “Estou muito emocionada. A EMERJ era um lugar de coração para ele [Nagib], onde sua alma flutuava. Sempre estava radiante. Ele deu tudo à EMERJ, desde sua fundação, com o desembargador Fonseca Passos, um homem íntegro que ficou na história. O Nagib me ensina todos os dias, incessantemente, e consegue como ninguém atravessar adversidades que surgiram ao longo de todos os anos de Magistratura.”

Nagib agradeceu à EMERJ e às palavras carinhosas de todos. “Estou emocionado, pois é muito bonito isso tudo. São pessoas importantes na minha vida e por quem tenho muito respeito, além de gostar de todas. A EMERJ é a escola do juiz. Integra o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o centro da cultura e da nacionalidade. Instituída por intelectuais valorosos como os desembargadores Claudio Vianna de Lima de José Joaquim da Fonseca Passos, honra a Justiça na aplicação do Direito em cada caso concreto”, afirmou.

(Com informações do TJ-RJ e da EMERJ)