O relator da Reforma da Previdência (PEC 6/2019), deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresenta o parecer, na noite desta terça-feira (2), à Comissão Especial que trata da proposta. Os Estados e municípios ficaram de fora do relatório. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, e a juíza Flávia Balieiro (3ª Vara Cível de Barra Mansa) estão na Câmara, em Brasília, conversando com os parlamentares por mais alterações no texto. Leia aqui o voto complementar do relatório.
A retirada dos Estados e municípios da proposta também é uma vitória das associações. A votação da Reforma deve acontecer nesta quarta-feira (3).
Leia também: Diretoria traça estratégias de atuação em pautas da magistratura
Juízes promovidos e removidos tomam posse no TJ-RJ
Tribunal de Justiça do Rio cria a 1ª Vara Criminal Especializada
A AMAERJ trabalha em conjunto com as demais associações de magistrados, do Ministério Público e de servidores, como a Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público) e o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado).
Os representantes associativos apresentam aos deputados os aspectos nocivos da PEC e pontos a serem alterados, especialmente as regras de transição.