A EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) ampliou até 3 de novembro o prazo de inscrições no projeto “O Juiz do Futuro”. O concurso de redação, que se propõe a aproximar alunos de escolas públicas do Rio e o Poder Judiciário, tem o apoio da AMAERJ.
Os coordenadores de instituições de ensino deverão preencher formulário disponível no site da Escola da Magistratura. O responsável anotará as informações dos estudantes autores das redações e enviará os trabalhos. As inscrições são gratuitas.
Os estudantes dos ensinos fundamental e médio deverão elaborar textos que mostrem compreensão sobre a necessidade de um Judiciário independente em favor da sociedade e o papel essencial dos magistrados para a garantia de direitos.
As redações estão separadas em duas categorias. A primeira, para alunos dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, será sobre o tema “Por que eu gostaria de ser juiz?”. Na segunda categoria, alunos do Ensino Médio terão que discorrer sobre “Por que os juízes são importantes em um Estado Democrático de Direito?”. O texto precisa ser escrito no gênero dissertativo-argumentativo e de forma individual.
A premiação da escola vencedora será avaliada pelos magistrados integrantes da comissão julgadora. Os autores dos melhores textos serão premiados com notebooks, tablets ou celulares. As escolas dos ganhadores receberão computadores. Os resultados serão divulgados no site da EMERJ em 1º de dezembro. Saiba mais informações do projeto aqui.
Apoios institucionais
Em 5 de agosto, o presidente Felipe Gonçalves e a secretária do Conselho da AMAERJ, Eunice Haddad, reuniram-se com a diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e a secretária-geral da EMERJ, a servidora Luiza Castro. No encontro, a Associação foi convidada a participar do programa, que conta com o apoio da Mútua dos Magistrados e da Andes (Associação Nacional de Desembargadores).
Leia também: TJ assina protocolo para construção do novo fórum de Miguel Pereira
Desvio de armas para o crime é tema de série que disputa o Patrícia Acioli
Presidente da AMAERJ participa da reabertura do Museu da Justiça