AMAERJ | 18 de outubro de 2021 13:17

Presidente da AMAERJ participa da reabertura do Museu da Justiça

Felipe Gonçalves, Ricardo Cardozo, Cristina Gaulia e Henrique Figueira inauguram exposição | Foto: Diego Carvalho

O Museu da Justiça reabriu as portas para a visitação, nesta segunda-feira (18), com a mostra “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”. Participaram da cerimônia os presidentes Felipe Gonçalves, da AMAERJ, e Henrique Figueira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ); o corregedor-geral Ricardo Rodrigues Cardozo; e a diretora-geral da Escola da Magistratura (EMERJ), Cristina Gaulia.

A exposição rememora as principais epidemias que atingiram a cidade do Rio ao longo de sua história até os dias atuais. A mostra propõe uma reflexão sobre o papel dos agentes públicos, da sociedade e do Poder Judiciário no enfrentamento destes males.

Henrique Figueira disse que o TJ-RJ “trabalhou, mais uma vez, no sentido de observar o ambiente social”.

“Estes quase dois anos de pandemia foram realmente uma tragédia, com mais de 600 mil mortos no país inteiro. Precisamos não perder a lembrança desses fatos. Assim como há cem anos, na gripe espanhola, foram travadas as mesmas discussões e batalhas para saber se a vacina é boa, se é ruim, se protege. Quando, na verdade, deve prevalecer sempre a ciência. É a ciência que nos garante como sociedade o bem-estar”, afirmou.

Magistrados conhecem a exposição sobre pandemias | Foto: Diego Carvalho

Processos judiciais, imagens e notícias conduzem o visitante a épocas passadas e ajudam a compreender o atual momento em que a humanidade luta contra a pandemia do coronavírus, em uma narrativa elaborada a partir das pesquisas realizadas pela equipe do Museu da Justiça.

“O Tribunal aproveitou este momento para juntar peças super importantes da história do processo judicial brasileiro relativos a pessoas e eventos de conexão com o assunto pandemia”, disse Figueira.

O desembargador Orlando Secco, vice-presidente da Comissão de Preservação da Memória Judiciária (Comemo), juízes do TJ-RJ e servidores estiveram presentes na cerimônia. A exposição pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, no Salão dos Passos Perdidos (Rua Dom Manuel, 29, 2º andar, Centro do Rio).

O Museu estava fechado desde março de 2020, por causa da pandemia. Para entrar, é preciso estar usando máscara, apresentar a carteira de vacinação, com pelo menos duas doses ou a dose única, além de passar pela verificação de temperatura.

Presidente do TJ, Henrique Figueira | Foto: Diego Carvalho
Cerimônia de reabertura do Museu da Justiça | Foto: Diego Carvalho
Foto: Diego Carvalho
Foto: Diego Carvalho

Leia também: Especialista em Direito Tributário explica as modificações no RRF do Rio
Pesquisa do CNJ sobre dosimetria da pena estará disponível até sexta-feira (22)
Desvio de armas para o crime é tema de série que disputa o Patrícia Acioli