AMAERJ | 02 de dezembro de 2021 12:16

Projeto da EMERJ ‘O Juiz do Futuro’ divulga resultados nesta sexta-feira (3)

Os vencedores do projeto ‘O Juiz do Futuro’ serão revelados nesta sexta-feira (3). A partir das 14h, haverá cerimônia de premiação em formato híbrido na sede da EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro). O concurso de redação, que se propõe a aproximar alunos de escolas públicas do Rio e o Poder Judiciário, tem o apoio da AMAERJ.

O evento presencial será no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no primeiro andar da EMERJ. A transmissão simultânea será veiculada pelo canal oficial de YouTube da Escola e pela plataforma Zoom. 

Magistrados avaliaram 66 redações de estudantes do ensino público que cumpriram os requisitos do edital. A comissão avaliadora analisou a pertinência ao tema proposto; a criatividade do trabalho; a compreensão sobre o papel do Poder Judiciário na sociedade brasileira; a clareza no desenvolvimento das ideias; e a correção ortográfica e gramatical do texto. Cada quesito vale um ponto, sendo cinco pontos a nota máxima.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental abordaram o tema “Por que eu gostaria de ser juiz?”. Já os estudantes do Ensino Médio argumentaram sobre “Por que os juízes são importantes em um Estado Democrático de Direito?” Os autores dos melhores textos serão premiados com notebooks, tablets ou celulares, e as escolas dos ganhadores receberão computadores. Todos os estudantes desta edição receberão um certificado de participação.

Além da AMAERJ, o projeto tem o apoio da Mútua dos Magistrados (Mútua) e da Andes (Associação Nacional de Desembargadores).

Premiação

Os prêmios oferecidos pelos apoiadores, sem ônus à Escola da Magistratura, serão divididos da seguinte forma:

– Os autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, em cada categoria, receberão um notebook;
– Os autores dos trabalhos classificados em 2º lugar, em cada categoria, receberão um tablet;
– Os autores dos trabalhos classificados em 3º lugar, em cada categoria, receberão um celular;
– As instituições de ensino dos autores classificados em 1º lugar, por categoria, receberão um computador desktop;
– Todos os estudantes dessa edição do projeto receberão um certificado de participação.

Leia também: Juiz Alexandre Abrahão participará de fórum de segurança do Congresso dos EUA
4ª Vara da Infância promove projeto de apadrinhamento de adolescentes
Novo romance do desembargador Grandinetti será lançado na próxima semana