Cultura | 02 de dezembro de 2021 12:46

Profissionais do Direito lançam livro sobre o desafio de fazer justiça

Ministros de tribunais superiores, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito, economistas e jornalistas escrevem sobre o desafio de fazer justiça no Brasil no livro “O Judiciário do nosso tempo”. Com textos da desembargadora Andréa Pachá e do juiz Daniel Vianna Vargas, ambos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a obra será lançada em 15 de dezembro, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Zona Sul do Rio).

O livro apresenta as mudanças no Sistema de Justiça nos últimos 20 anos. Entre os assuntos abordados estão a confiança no Judiciário como pilar para a democracia, os desafios para uma Justiça mais inclusiva, a rotina das Varas da Infância, o poder investigativo do Ministério Público, a atuação da Defensoria e a transparência nas atividades do Sistema de Justiça.

Publicada pela Globo Livros, a obra conta com a participação dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF); e Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); os ministros aposentados do STF Nelson Jobim e Ayres Britto; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; entre outros.

Leia também: Juiz Alexandre Abrahão participará de fórum de segurança do Congresso dos EUA
4ª Vara da Infância promove projeto de apadrinhamento de adolescentes
Novo romance do desembargador Grandinetti será lançado na próxima semana

A publicação é organizada pela cientista política Maria Tereza Sadek e pelos advogados Pierpaolo Bottini, Raquel Khichfy e Sergio Renault.

Segundo os autores, a obra é uma homenagem e um convite a todos os brasileiros que desejam uma nova forma de compreender o sistema judicial brasileiro e traduz também os motivos pelos quais o Judiciário é uma peça fundamental para a consolidação e o aprimoramento da democracia.

No dia 15, haverá uma sessão de autógrafos do livro. O Shopping Leblon fica na Av. Afrânio de Melo Franco, nº 290, no Leblon.