Notícias | 06 de junho de 2014 15:28

Presidente da Amaerj: “Estamos passando por três momentos fundamentais no processo associativo da magistratura fluminense”

De acordo com o juiz Rossidélio Lopes, presidente da Amaerj, a magistratura fluminense passa, neste momento, por três pontos fundamentais: a PEC 63/2013, as eleições diretas e a reconstrução financeira da carreira. Segundo o magistrado, a Amaerj está lutando, juntamente com os tribunais e as demais associações, pela aprovação do Adicional por Tempo de Serviço, atual VTM, também para os aposentados. Além de permanecer na busca de democratizar internamente o Tribunal, de majorar o auxílio-alimentação, e de instituir o auxílio-transporte e o auxílio-educação.

Rossidelio

PEC do ATS

“A PEC 63 é fundamental para devolver o equilíbrio econômico da carreira, uma reestruturação financeira que englobaria os aposentados. É delicada a situação dos aposentados, que perdem hoje mais de 10 mil reais. Portanto, a Proposta tem sido encarada como a mais importante reivindicação da magistratura”.

Eleições Diretas

“Em todo o país, nós temos a reivindicação das eleições diretas. É uma proposta política institucional para democratizar a gestão interna de cada tribunal e, por conseguinte, do Poder Judiciário. A conscientização de que isso se tornou uma luta da própria carreira é de fundamental importância. É a conscientização pessoal de cada juiz e de cada desembargador, do quanto isso é importante para melhorar e unificar o Judiciário. Não é nenhum crime dizer que nós temos dois Judiciários: o de 1ª e o de 2ª instância. Dar importância a 1ª instância tem que deixar de ser um mero discurso. É preciso, na prática, possibilitar que os juízes de primeiro grau possam votar nos cargos de direção”.

Reconstrução Financeira

“A questão financeira é de extrema importância para a valorização e estímulo da carreira, através do Fundo de Reserva, do auxílio creche – que deve se transformar em auxílio-educação -, da majoração do auxílio-alimentação e da instituição do auxílio-transporte. É fundamental a participação de todo juiz para que possamos reequilibrar financeiramente a carreira no estado do Rio de Janeiro”.

| Leia mais:

Audiência Pública da Comissão de Regimento Interno será em 10 de junho

Magistratura conquista aprovação da PEC do ATS na CCJ do Senado

Amaerj apresenta três requerimentos ao TJ-RJ

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj