Brasil | 20 de maio de 2019 13:08

Perfil da magistratura será tema de palestras no 7º Enaje

A pesquisa “Quem somos. A magistratura que queremos”, apresentada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) este ano, será abordada em duas palestras no 7º ENAJE (Encontro Nacional de Juízes Estaduais). O evento acontecerá no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), de quinta-feira a sábado (23 a 25).

Confira a programação científica. O objetivo do encontro, que ocorre a cada três anos, é aprimorar o Poder Judiciário e contribuir para o aperfeiçoamento das ações institucionais. Esta edição terá a temática “A magistratura na sociedade brasileira entre o real e o ideal”.

Na sexta-feira (24), das 14h às 15h30, o estudo será analisado sob o ângulo do “Preconceito”, em mesa presidida pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão. A segunda palestra, que se baseará em dados sobre a “Mulher”, ocorrerá das 15h30 às 16h30, conduzida pela juíza Domitila Prado Manssur, da Secretaria de Gênero e da Mulher em Situação de Violência Doméstica da AMB. Ambas ocorrerão no Centro de Convenções Maestra.

A pesquisa “Quem somos. A magistratura que queremos” foi divulgada em 11 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e traça o mais moderno perfil da categoria. Confira aqui a pesquisa na íntegra.

Leia também: Felipe Gonçalves fala a ‘O Globo’ sobre projeto de colegiado de juízes
‘Temos que interferir no processo da Previdência’, diz Vanice Valle
Presidente do TJ-SP falará na EMERJ sobre Direito Empresarial

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, fará a abertura do 7º Enaje. Caberá ao vice-presidente da Corte, ministro Luiz Fux, a palestra de encerramento. O ministro Alexandre de Moraes fará palestra, também na sexta-feira (24), das 11h às 12h, sobre “Segurança no Poder Judiciário”. 

Nos demais painéis serão tratados assuntos como “Os desafios da magistratura no século 21”, “Magistratura e mídia” e “Inteligência emocional”. Veja mais informações no site do 7º Enaje.