AMAERJ | 02 de dezembro de 2019 17:06

Ministros e juízes apresentam estudo sobre imagem do Judiciário

Renata Gil (à esquerda) fala durante o encontro, na sede da FGV-Rio

Com a presença de ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e juízes, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e a FGV-Rio (Fundação Getulio Vargas) lançaram o “Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro”, nesta segunda-feira (2), em Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro).

A pesquisa, que retrata a visão da sociedade sobre o Poder Judiciário, é coordenada pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marco Aurélio Bellizze e subcoordenada pela presidente da AMAERJ e presidente eleita da AMB, Renata Gil.

“Nós, integrantes da Justiça, seremos bem compreendidos quando formos bem conhecidos. Os estudos têm revelado que a sociedade ainda não conhece o Judiciário. Todos os dados serão importantes para que implementemos as políticas públicas que vão trazer melhorias para o Judiciário. Estamos enxergando as nossas dificuldades e pensando um futuro promissor para a nossa carreira da magistratura e para a sociedade brasileira, que confia no Judiciário”, afirmou Renata Gil.

Leia também: Judiciário é o poder mais bem avaliado pela população brasileira
TRE entrega Medalha da Justiça Eleitoral a 19 homenageados
Marcio da Costa Dantas é o novo presidente da Regional de São Pedro da Aldeia

O estudo foi encomendado pela AMB (Associação de Magistrados Brasileiros) e produzido pelo cientista político Antonio Lavareda e pela FGV. “Fizemos um corajoso estudo. A pesquisa é um ponto de partida, um norte para as políticas públicas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), do Supremo e dos tribunais. O usuário do Judiciário nos avalia melhor que o não-usuário, isso significa que estamos no caminho certo”, ressaltou o ministro Marco Aurélio Bellizze.

Ministro do STJ Marco Aurélio Bellizze

Foram entrevistadas 2,5 mil pessoas. O estudo apresenta o diagnóstico da imagem da Justiça brasileira baseado nas funções do Judiciário, na percepção da sociedade, na relação com os demais Poderes e na oportunidade de melhorar a comunicação com o cidadão.

“Depois de mais de um ano de trabalho, apresentamos os resultados no dia de hoje. Nos últimos três anos, a AMB preocupou-se em conhecer a opinião da magistratura e da sociedade. Queríamos sair do achismo, construir políticas públicas para o Judiciário que se sustentem em bases reais, concretas, científicas. A pesquisa mostra que quem conhece o Poder Judiciário, quem usa o Judiciário, sai muito bem impressionado”, ressaltou Jayme de Oliveira, presidente da AMB.

Na cerimônia, foi inaugurado o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV-Rio, que será dirigido pelo ministro Luis Felipe Salomão, com o objetivo de trabalhar com os resultados do estudo. “O intuito é realmente conhecer os problemas e apresentar as melhores soluções e implementá-las. O que nos move é construir um Judiciário melhor e, no final das contas, uma sociedade melhor”, destacou Salomão.

Ministro do STJ Luís Felipe Salomão

Também participaram do encontro o governador Wilson Witzel; o ministro do STJ Benedito Gonçalves; o desembargador do TJ-RJ Elton Leme; o presidente da FGV, Carlos Simonsen; a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio; e as professoras Maria Tereza Sadek (USP – Universidade de São Paulo) e Maria Alice Rezende (Puc-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Estiveram presentes os desembargadores Henrique Figueira, Agostinho Teixeira e Ricardo Couto e os juízes Felipe Gonçalves (presidente eleito da AMAERJ) e Márcia Hollanda.

Veja aqui o “Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro”.

Renata Gil e Ana Tereza Basílio
Jayme de Oliveira
Maria Tereza Sadek, Luís Felipe Salomão, Antonio Lavareda e Maria Alice Rezende