AMB | 02 de dezembro de 2019 17:13

Judiciário é o Poder mais bem avaliado pela população brasileira

Mais da metade da sociedade confia no Poder Judiciário brasileiro, o Poder mais aprovado pela população. É o que revela o “Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro”, apresentado pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) nesta segunda-feira (2). Segundo o estudo, o Judiciário tem a confiança de 52% da sociedade, contra 34% da Presidência da República e 19% do Congresso. Para 59% das pessoas, vale a pena recorrer à Justiça.

Veja aqui o “Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro”.

O Judiciário tem os melhores índices de aprovação. Para 33% dos entrevistados, o Judiciário é o Poder que melhor cumpre o seu papel, enquanto apenas 9% escolhem o Legislativo e 8%, o Executivo.

A pesquisa busca conhecer a imagem e a avaliação dos serviços do Judiciário junto a vários segmentos sociais. Realizado no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, com a utilização articulada de metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas, a pesquisa abrangeu diversos segmentos de público: sociedade (usuários e não usuários dos serviços da Justiça), advogados, defensores públicos e formadores de opinião.

De acordo com a pesquisa, o Judiciário contribui para o combate à corrupção (49%), para a democracia (47%) e para o enfrentamento da violência (47%).

A pesquisa é coordenada pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marco Aurélio Bellizze e subcoordenada pela presidente da AMAERJ e presidente eleita da AMB, Renata Gil.

Estudo foi lançado em evento no Rio de Janeiro

Leia também: Ministros e juízes apresentam estudo da imagem do Judiciário
TRE entrega Medalha da Justiça Eleitoral a 19 homenageados
Marcio da Costa Dantas é o novo presidente da Regional de São Pedro da Aldeia