O desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio será o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no biênio 2021/2022. Candidato único, ele foi eleito nesta segunda-feira (30), por aclamação.
“Quero agradecer a confiança dos colegas. Estou ciente das mudanças em tramitação na 2ª vice, que poderá abarcar uma série de atribuições novas. Estou preparado para isso. Procurarei, dentro do possível, exercer ao máximo tudo o que eu havia prometido aos senhores”, afirmou.
No discurso, Basílio falou sobre o pai, o defensor público Herval Basílio, que faleceu na última quinta-feira (26).
“Quero agradecer a todos os colegas, minha família, esposa, filho, netos, noras, irmãos, cunhadas, sobrinho, sobrinhas e na pessoa do meu pai, Herval Basílio, que todos conheceram e que recentemente nos deixou. Eu perdi a oportunidade de ligar para ele agora para dizer do sucesso nesse pleito.”
Nascido em Niterói (Região Metropolitana), Marcus Basílio tem 61 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), formado em 1982. Atuou como defensor público. Magistrado desde 1988, ele é desembargador há 15 anos. Integra a 1ª Câmara Criminal.
Leia também: Henrique Figueira é o novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Ricardo Rodrigues Cardozo será o corregedor-geral da Justiça no próximo biênio
José Carlos Maldonado vence eleição para 1º vice-presidência do TJ-RJ
Edson Aguiar de Vasconcelos será o 3º vice-presidente da Corte
Desembargadores elegem Cristina Gaulia para a EMERJ
Pleno elege integrantes do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura