O governador em exercício Cláudio Castro (PSC) escolheu o promotor Luciano Oliveira Mattos de Souza para ser o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro. A decisão seguiu a tradição de selecionar o primeiro colocado da lista tríplice para o comando do MP.
“Agradeço aos membros do MP-RJ, promotores e procuradores de Justiça, pela vitória na eleição. Agradeço ao governador pela nomeação. Agora é aguardar a posse no próximo dia 15 e implementar as propostas que apresentei para fortalecer o MP-RJ na defesa da sociedade e na melhoria da qualidade de vida da população do nosso Estado”, disse Luciano Mattos sobre a nomeação.
Leia também: AMAERJ reúne, em vídeo, repúdio de magistradas do Rio ao feminicídio
Festival alemão premia filme de desembargador sobre violência doméstica
AMAERJ e EMERJ lançam campanha Magistradas contra o Feminicídio
Niteroiense, Mattos, que recebeu 546 votos (31,92% do total), está no MP do Rio desde 1995. Acumulou experiência como titular nas promotorias de Justiça nas cidades de São João da Barra e Cabo Frio e na Central de Inquéritos, até assumir a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente de Niterói. Foi presidente da Associação do Ministério Público (Amperj) por seis anos, sendo reeleito duas vezes pela classe.
O novo procurador-geral tomará posse em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, prevista para acontecer no dia 15 (sexta-feira da próxima semana). Ele exercerá o mandato por dois anos.
Foram computados 1.714 votos apurados, sendo 1.710 válidos, com dois nulos e dois em branco. Os votos aconteceram de forma presencial, por meio de computadores instalados na Sala de Sessões dos Órgãos Colegiados ou interligados à rede de dados do MP-RJ. A idoneidade do sistema é garantida pela auditagem externa da PUC-Rio.
Com informações de O Globo e ConJur