Destaques da Home | 19 de julho de 2018 12:53

GloboNews destaca o aumento de medidas protetivas no TJ-RJ

Juíza Luciana Fiala em entrevista à GloboNews | Foto: Reprodução

A juíza Luciana Fiala foi entrevistada pela GloboNews nesta quarta-feira (18) sobre medidas protetivas. Na reportagem, a titular do 5º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher falou sobre a rapidez na atuação do Judiciário do Rio nesses casos. Somente no primeiro semestre deste ano, o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) já concedeu mais de 10 mil medidas protetivas de urgência.

De acordo com a reportagem, a maior parte dos casos no Rio de Janeiro é da Zona Oeste, que acumula 21,8% dos casos. A magistrada, que faz de 15 a 20 audiências por dia sobre denúncias de mulheres contra agressores, falou sobre o perfil das vítimas. “Aqui, pegamos bairros da Zona Sul e do Centro, de todas as classes sociais, econômicas, culturais… A violência contra a mulher não tem classe ou nível cultural. Acontece da Zona Sul até as comunidades”, alertou.

Leia também: TRE-RJ pede que TSE requisite tropas federais para as eleições
Em artigo, Salomão trata de relação entre mídia e resultados de julgamentos
Enrico Carrano toma posse no Instituto Histórico de Petrópolis

A juíza comentou também que as mulheres estão começando a ter domínio total da lei e de seus direitos, e por isso têm procurado mais o Poder Judiciário. Os dados de um estudo do CNJ confirmam esse aumento: no ano passado, foram registradas 194 mil medidas protetivas em todo o País, número 21% maior que o de 2016.

Veja aqui a reportagem da Globo News na íntegra.